quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioSem categoriaREMINISCÊNCIAS: Afonso Freire de Andrade

REMINISCÊNCIAS: Afonso Freire de Andrade

Wilson Bezerra de Moura

 

AFONSO FREIRE DE ANDRADE – CEARENSE QUE ABRILHANTOU A TERRA MOSSOROENSE

 

Quando estudávamos na União Caixeiral, observávamos sempre aquele homem de estatura média, de paletó e gravada, saindo e entrando em casa, às noites sentado na calçada conversando com amigos até certa hora da noite. Esse era o hábito da velha Mossoró quando não tinha a figura de assaltantes.

Logo fui saber que se tratava de seu Afonso Freire de Andrade, cearense da cidade de Pereiros e radicado há algum tempo em Aracati, de onde veio para Mossoró fixar residência e o fez, integrando-se na vida comercial e funcional nos Correios de Mossoró, em algumas empresas comerciais.

Transferiu-se de Aracati para Mossoró, assim como o fez o Padre Antônio Joaquim Rodrigues. Este veio em missão catequética e o seu Afonso em missão de constituir família e participar do crescimento da cidade.

Tanto assim que, em parceria com o comerciante e empresário advogado Thier Rocha, ajudou a fundar a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, uma escola dedicada exclusivamente ao ensino contábil, cuja finalidade era formar profissionais na área para atender a demanda do comércio e indústria que se desenvolviam, e na parte de escrituração contábil tinham de recorrer a outras cidades, assim como à cidade do Recife.

O primeiro clube esportivo de Mossoró, o Humaitá, teve a participação efetiva de seu Afonso Freire por muitos anos, desde a fundação até grande parte do tempo de atuação desse time esportivo.

Graças aos assentamentos escritos e constantes dos arquivos Raibrito, encontramos essa figura Afonso Freire, mossoroense por adoção, mas que muito estimou a terra ao ponto de dá-lhes os honrosos filhos Maria Auxiliadora Freire de Andrade e sua irmã Tamela, também professora, e o Coronel Milton Freire de Andrade, pertencente à força do exército brasileiro.

Foram seus filhos herança deixada por Afonso Freire de Andrade, que se uniu a sua memória para eternizá-lo como mossoroense.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes