quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPolícia Ambiental flagra extração ilegal de areia na APA Dunas do Rosado,...

Polícia Ambiental flagra extração ilegal de areia na APA Dunas do Rosado, em Areia Branca

A Polícia Militar Ambiental flagrou uma atividade de extração irregular de areia dentro da APA Dunas do Rosado, localizada na comunidade Ponta do Mel, no litoral do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (16).

De acordo com a corporação, a denúncia sobre a prática criminosa já vinha sendo monitorada há algum tempo, mas até então os responsáveis não haviam sido surpreendidos em flagrante. A confirmação da atividade irregular ocorreu após novas informações indicarem que a retirada de areia estava acontecendo naquele dia.

Segundo o tenente Cleiton Gomes, ao chegarem ao local, os policiais constataram a extração de material mineral dentro dos limites da unidade de conservação ambiental, o que configura crime ambiental. “Essa denúncia já circulava há um certo tempo, mas ainda não tínhamos conseguido flagrar os envolvidos durante a prática”, explicou o oficial.

A Polícia Ambiental informou que a ação utilizava uma retroescavadeira e uma caçamba basculante para a retirada da areia. Dois homens foram identificados como responsáveis pela atividade ilegal.

Ainda conforme a corporação, a extração de recursos minerais sem autorização é considerada irregular quando não há licença do órgão ambiental competente. No Rio Grande do Norte, a responsabilidade pela concessão desse tipo de autorização é do Idema.

Os suspeitos foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais, por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e deverão responder tanto na esfera administrativa quanto judicial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes