quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPesquisa Quaest mostra Lula na liderança em todos os cenários de segundo...

Pesquisa Quaest mostra Lula na liderança em todos os cenários de segundo turno para 2026

A primeira pesquisa Quaest divulgada em 2026, nesta quarta-feira (14), aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito em todos os cenários de segundo turno testados para a eleição presidencial. De acordo com o levantamento, Lula aparece à frente dos possíveis adversários com vantagens que variam de cinco a 20 pontos percentuais.

O cenário mais equilibrado é contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse confronto, Lula registra 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece com 39%, uma diferença de cinco pontos. Em dezembro, a distância entre os dois era de dez pontos, o que indica uma aproximação do governador paulista.

Nos demais cenários, o presidente mantém vantagem mais confortável. Contra Flávio Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD), Lula tem sete pontos percentuais de diferença.

No confronto com Flávio Bolsonaro, Lula marcou 45%, enquanto o senador aparece com 38%. Já contra Ratinho Júnior, o presidente soma 43%, frente aos 36% do governador paranaense.

É importante lembrar que as candidaturas ainda não estão oficialmente confirmadas. Os partidos só devem formalizar os nomes entre julho e agosto, durante as convenções, e o registro junto à Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto.

Outros cenários simulados

A pesquisa também testou outros possíveis adversários. No embate contra Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula aparece com 44%, contra 33% do governador de Goiás. Já contra Romeu Zema (Novo), o petista chega a 46%, enquanto o mineiro soma 31%.

Em cenários contra Aldo Rebelo (Democracia Cristã) e Renan Santos (Missão), Lula amplia ainda mais sua vantagem, alcançando 45% e 46%, respectivamente, contra 27% de Aldo Rebelo e 26% de Renan Santos.

Em todos os cenários, o percentual de eleitores indecisos varia em torno de 4%, enquanto os que afirmam que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar ficam entre 13% e 24%, dependendo da simulação.

Metodologia

O levantamento foi realizado pela Quaest a pedido da Genial Investimentos, com 2.004 entrevistas feitas entre os dias 8 e 11 de janeiro, com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes