quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioBrasilParalisação dos atendimentos do INSS causa reclamações por todo o país; serviços...

Paralisação dos atendimentos do INSS causa reclamações por todo o país; serviços serão retomados na segunda-feira (2)

G1

Aposentados e pensionistas que foram nesta quarta-feira (28) a qualquer agência do INSS encontraram as portas fechadas. A falta de atendimento causou muita reclamação em todo o país.

“Olha aí. Gente chegando. Fechado, né? E por que que eles não avisaram?”, pergunta a cabelereira Flávia Tereza Araújo.

 

A Flávia está há seis meses sem receber. Precisa passar por uma perícia após uma lesão que a impede de trabalhar. Foi assim por todo o país: aposentados e pensionistas sem conseguir atendimento. Em Dourados, Mato Grosso do Sul, teve fila.

“E não está escrito aqui que não vai atender. O guarda saiu e avisou nós: ‘Pode ir embora. Só segunda-feira’”, conta o aposentado João Gomes dos Santos.

Em Manaus, sem saber do fechamento das agências, a dona de casa Miriam Vasconcellos viajou quatro horas de ônibus para uma reavaliação da filha, Yasmin, que tem autismo. Sem atendimento, ela tem medo de perder o BPC:

“Revolta, né? Revolta, porque não sei o que que eu vou fazer. Infelizmente”.

 

A suspensão dos serviços começou na terça-feira (27) à noite. Até domingo (1º), não haverá atendimento ao público nas agências, no aplicativo Meu INSS e na Central 135. A Dataprev parou tudo para modernizar os sistemas.

Paralisação dos atendimentos do INSS provoca fila por todo o país — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Paralisação dos atendimentos do INSS provoca fila por todo o país — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Desde o início de janeiro, o INSS sabia que os serviços seriam paralisados. Nesta quarta-feira (28), disse que os segurados foram informados pelos canais oficiais de atendimento e que, além disso, funcionários das agências ligaram para quem tinha agendamento até sexta-feira. Mas as filas no primeiro dia de suspensão mostraram que alguma coisa falhou.

“Junto com essa paralisação, ocorreu que os sistemas da Dataprev ficaram a semana passada toda indisponíveis. Isso gera esse prejuízo na comunicação, isso gera esse problema. Mas o aviso para os nossos segurados começou lá no dia 9 de janeiro”, diz o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

 

O presidente do INSS, Gilberto Waller, disse que quem perdeu agendamento terá prioridade a partir da semana que vem e que fará um mutirão de atendimento no fim de semana seguinte – 7 de fevereiro.

“Segunda-feira voltam os sistemas, voltamos a abrir as agências da Previdência normalmente para o atendimento ordinário. Faremos um mutirão para poder diminuir esse impacto também do fechamento. Essas pessoas que foram prejudicadas, que não puderam ser atendidas na data de hoje, amanhã ou sexta-feira, serão realocadas nesse período”.

 

É o caso da jornalista Suyane Macedo, que espera por atendimento:

“Semana que vem eu vou ter que sair da minha casa, com meu bebezinho de um mês, procurar uma agência novamente para saber o que que aconteceu com o meu processo. Porque eu preciso saber se vou receber minha licença maternidade ou não”.

 

A Dataprev informou que essa parada é necessária para modernizar o sistema do INSS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes