terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesOBVIO RN lança sua revista Mensal número 17 sobre Homicídios no RN

OBVIO RN lança sua revista Mensal número 17 sobre Homicídios no RN

As perspectivas descortinadas pelas políticas públicas de segurança pública e públicas de segurança revelam um futuro obscuro para a segurança do povo potiguar e daqueles que residem ou estão de passagem pelo estado.
Sem nenhuma ação substancial para debelar ou minimamente frear a locomotiva da violência homicida, o Poder Executivo do Rio Grande do Norte somente acenas com estatísticas promocionais de uma gestão que afundou o estado num mar de sangue sob a desculpa estapafúrdia de uma guerra entre traficantes, não que ela não exista, mas que o governo jamais poderia usar esse argumento para justificar tantos homicídios, e sim usar como motivação para suas ações de segurança serem realmente pertinentes e exitosas.
Para comprovar nossas argumentações, este mês apresentamos três análises além de nossa habitual Análise Mensal : Em Mossoró e a violência homicida juvenil, Thadeu Brandão mostra a realidade por trás das falas incentivadoras do ódio; em A falha diagnóstica, Ivenio Hermes mostra como a utilização equivocada de dados ou ocultamento deles retroalimenta a violência homicida; e em Crimes obscuros, Fabio Vale desnuda a realidade de que o estado do Rio Grande do Norte não possui, não sabe ou evita divulgar dados sobre a investigação de homicídios.
Neste mês o MPRN firmou convênio com o OBVIO para unificar informações sobre criminalidade e segurança pública, um grande passo para a promoção de maior transparência de dados e informações sobre a pauta da segurança. O convênio prevê um intercâmbio de informações entre as duas instituições, estabelecendo conexões entre os dados de forma a gerar diagnósticos e análises criminais.
Lembramos ainda que esse mês estaremos publicando Observatório Potiguar 2017, trabalho dos pesquisadores Ivenio Hermes e Thadeu Brandão e de toda equipe que participa do OBVIO – Observatório da Violência, um livro que apresenta um material mais amplo e aprofundado sobre a violência homicida.
Por enquanto, fique com o 17º Boletim Analítico-Científico Mensal, trabalho árduo e pro bono, do OBVIO – Observatório da Violência, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), cadastrado no CNPQ que conta com técnicos, pesquisadores e estudantes de várias instituições de nível superior do RN.
Boa leitura!
 
Acesse e faça o download do 17º Boletim OBVIO em http://bit.ly/OBVIO17-20
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes