NOTAS DA REDAÇÃO

 

PRATES

A semana começa com o esperado anúncio do ex-senador Jean Paul Prates com o partido dos trabalhadores. Preferiu entregar sua carta de desfiliação ao presidente nacional do partido, Edinho Filho, encaminhando cópia ao presidente estadual.

ESPAÇO

Prates foi suplente da senadora Fátima Bezerra, exercendo o cargo nos quatro anos em que a titular foi eleita governadora. Não teve espaço para disputar a reeleição, pela escolha que o partido fez pelo ex-prefeito Carlos Eduardo.

PETROBRAS

Como compensação política, Prates foi nomeado presidente da Petrobras, sendo demitido poucos meses depois. Sendo preterido mais uma vez como candidato ao Senado ou mesmo a governador, mudou de partido e vai tentar novo mandato.

GOVERNADOR

Prates admitiu disputar o governo do estado, mas os espaços já estavam ocupados. Fátima apoia Cadu, enquanto Walter Alves não aceita disputar o cargo.
A direita está ocupada por Allyson Bezerra, Rogério Marinho e/ou Álvaro Dias.

PREFERENCIAL

Allyson Bezerra ostenta a vaidade de quem está em primeiro lugar nas pesquisas até hoje realizadas. Mas, em 1960 Djalma Marinho, estava eleito, contra Aluízio Alves. Em 1986, Geraldo Melo, seria derrotado por João Faustino e, e, 2024, Carlos Eduardo Alves, era o prefeito de Natal. Os resultados finais foram diferentes.

APOIOS

As grandes estruturas eram responsáveis pelas vitórias eleitorais. O apoio do presidente da República era fundamental para a vitória dos candidatos estaduais. Hoje, Lula e Bolsonaro talvez não sejam os fatores mais importantes dessa luta.

PREJUÍZOS

Entretanto, mesmo que as presenças não sejam decisivas, as ausência trarão prejuízos aos candidatos locais, sobretudo na área da “direita política”, que se encontra dividida.

SAÚDE

O ex-deputado Henrique Alves sofreu acidente vascular cerebral no fim de semana, chegando a ser hospitalizado em UTI da capital. As informações dão conta de que seu estado de saúde vem melhorando com rapidez.

GÁS

Começou ontem o programa Gás do Povo, que vai garantir a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) a famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira etapa, cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas.

VISITAS

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou a visita de dois dos filhos de Bolsonaro na manhã desta terça-feira. Contudo, as visitas ocorrerão de forma separada, com duração de até 30 minutos cada.

Deixe um comentário