quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioArtigosNey Lopes: Bolsonaro Muda o Tom do Discurso

Ney Lopes: Bolsonaro Muda o Tom do Discurso

Ney Lopes

O presidente Bolsonaro ergueu ontem, 2, a “bandeira branca”, durante a 56ª Cúpula dos presidentes do Mercosul, realizada em formato virtual, devido às restrições da pandemia. O Brasil está “arranhado” com os parceiros, em razão do presidente ter afirmado, em novembro de 2019, que “tudo poderia acontecer”, quando questionado se o Brasil deixaria o “bloco”, devido a mudança política na Argentina.

O MERCOSUL é uma organização intergovernamental, fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991.

Estabelece integração econômica, através de política comercial comum entre os países-membros. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro 2016, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.

A maior tensão do Encontro foi o “cara a cara” entre Bolsonaro e Hernandez da Argentina, que se encontraram pela primeira vez, desde que o argentino foi eleito em 2019. Em sua mensagem, o peronista expressou desejo de união e superação das diferenças passadas.

Além da discordância com Bolsonaro, Hernandez havia se chocado com o bloco ao afastar-se das negociações para o acordo fechado em julho de 2019 com a União Europeia (UE) e se opor a pontos dos pactos de livre comércio com o Canadá, Singapura, Coreia do Sul, Índia e Líbano.

Bolsonaro mudou o tom do seu discurso e afirmou que deseja fortalecer os acordos, que desde os anos 90 unem seu país à Argentina, Paraguai e Uruguai. Foi mais adiante, ao declarar que quer expandir negociações comerciais para “outras regiões da Ásia” e países da América Central.

A conclusão é que foi de “paz” a mensagem brasileira na Cúpula do Mercosul. Melhor assim! O relacionamento entre os países do cone sul é fundamental para enfrentar às grandes economias globais.

Ninguém cresce sozinho.

O perigo que persiste são as teses ortodoxas e ultranacionalistas do chanceler Alberto Araujo, desconectado da realidade internacional. A esperança é que Bolsonaro abra os “olhos” e mude o rumo da nossa política externa, enquanto é tempo!

Ney Lopes é  jornalista, ex-deputado federal e advogado – [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes