domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesMossoró inicia campanha de vacinação contra a dengue

Mossoró inicia campanha de vacinação contra a dengue

A Prefeitura de Mossoró iniciou na manhã desta segunda-feira (19) a campanha de vacinação contra a dengue no município. Na fase inicial, estão sendo vacinadas crianças de 10 e 11 anos, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Mossoró é um dos 19 municípios do Rio Grande do Norte que participam desta etapa inicial da campanha nacional de imunização contra a dengue. São dez Unidades Básicas de Saúde, polos de referência, funcionando de segunda a sexta-feira, ofertando a vacina às crianças.

 

Na região do bairro Aeroporto, no Ouro Negro, na UBS Chico Porto, a movimentação foi intensa nas primeiras horas de início do processo no município. “É de extrema necessidade a vacinação de nossas crianças contra a dengue. Somos um município endêmico para a doença. Então, a orientação é levar a sua criança de 10 a 11 anos durante toda essa semana em uma das UBSs para ser vacinada. Já aplicamos a primeira dose da vacina hoje em uma criança mossoroense e acredito ser a primeira criança do estado do Rio Grande do Norte a ser vacinada”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre a primeira e a segunda. É importante destacar que além das 10 unidades polos já em funcionamento, a Prefeitura de Mossoró também ofertará vacinação para a população da zona rural, mediante as demandas apresentadas pelas equipes de saúde das comunidades.

“As unidades da zona rural fazem o levantamento prévio das crianças na faixa etária de 10 a 11 anos. Mediante esse quantitativo, o município disponibiliza essas doses para serem aplicadas na zona rural. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas o quanto antes. São necessárias duas doses para garantir a resposta imune. Ao tomar uma dose, a criança tem um intervalo de três meses para receber a segunda dose”, explicou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.

 

Os pais e responsáveis pelas crianças devem ficar atentos às recomendações das autoridades de saúde quanto à vacinação, como, por exemplo, apresentar documento que comprove residência no município de Mossoró.

 

O funcionamento das unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Pontos de vacinação:

 

Centro Clínico Edgard Burlamaqui (Centro);

 

UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio);

 

UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III);

 

UBS Dr. Cid Salém (Abolição IV);

 

UBS Chico Porto (Ouro Negro);

 

UBS Raimundo Renê (Boa Vista);

 

UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição);

 

UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);

 

UBS Vereador Layhre Rosado (Alto de Sumaré);

 

UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos).

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA