sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesMJSP e governo potiguar tratam sobre parcerias e investimentos na Segurança Pública...

MJSP e governo potiguar tratam sobre parcerias e investimentos na Segurança Pública do RN

Comunicação MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, esteve, nesta quinta-feira (29), com a governadora do estado do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra, para tratar sobre a destinação de recursos ao estado, com o objetivo de melhorar o sistema penitenciário, capacitar agentes e garantir infraestrutura para a segurança pública local.

Desde março, quando ocorreu uma série de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, a União, por meio do MJSP, e o governo estadual pactuaram um acordo federativo emergencial para garantir o aumento da segurança pública local. O MJSP destinou recursos para aquisição de equipamentos, para a melhoria da infraestrutura do sistema penitenciário, além da capacitação dos agentes de segurança pública. No total, serão investidos no estado, este ano, em torno de R$ 100 milhões em segurança pública.

A governadora do estado, Fátima Bezerra, destacou a importância desta parceria para garantir a melhoria do sistema penitenciário e da segurança no Rio Grande do Norte. “Nós viemos aqui exatamente para pedir a liberação dos recursos com relação ao sistema prisional e saímos daqui com a notícia de que providências estão em curso. A liberação desse recurso vai propiciar uma melhoria muito substantiva para o nosso sistema prisional”.

Também participaram da reunião os secretários do MJSP, de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar, e o secretário de Políticas Penitenciárias (Senappen), Rafael Velasco. Além deles, estiveram presentes os deputados federais do RN, Natália Bonavides e Fernando Mineiro, e o secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Helton Edir.

Sistema penitenciário

Já o secretário da Senappen, Rafael Velasco, ressaltou que, na oportunidade, foi tratado sobre os investimentos para a construção da nova unidade penitenciária com recursos da União. Segundo Velasco, o projeto da nova penitenciária visa promover o aprimoramento do sistema penitenciário do RN, focado na ressocialização do preso, por meio do trabalho e estudo. A nova unidade, que ainda deve ser licitada pelo estado, deve comportar até 408 presos.

“São avanços que o Ministério da Justiça está fazendo, em parceria com o estado, e que prevê investimentos em treinamento para os servidores, novos equipamentos, novas ferramentas, oficinas de trabalho e salas de aula para os presos. Então haverá mais ressocialização e dignidade, tanto para os presos como para os servidores do sistema penitenciário”, disse o secretário.

Velasco ainda destacou que “nunca na história desse ministério houve percentual de investimento alto no fundo penitenciário como haverá esse ano no estado do Rio Grande do Norte”.

Infraestrutura

Segundo o secretário da Senasp, Tadeu Alencar, desde o primeiro momento dos ataques ao estado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem garantido a permanência da Força Nacional no território, além do suporte financeiro por meio da abertura de editais para a compra de equipamentos, veículos e a realização de obras no sistema penitenciário.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde a gente não só deu ciência à governadora dos passos que estão sendo dados. Muitas dessas licitações estão sendo concluídas, com as respectivas entregas. reafirmamos o nosso compromisso com o estado do Rio Grande do Norte”, destacou o secretário Tadeu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes