terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesMissa marca os 30 dias do falecimento da Dra. Condessa Maria Laly...

Missa marca os 30 dias do falecimento da Dra. Condessa Maria Laly Carneiro Meignan

Na próxima quinta-feira, 11 de agosto, às 17h na Catedral de Santa Luzia, será celebrada missa de 30 dias do falecimento da Dra. Condessa Maria Laly Carneiro Meignan, importante neurocientista e figura política mossoroense.

Nascida na cidade de Mossoró no dia 01 de julho de 1937, Maria Laly foi uma das mais conceituadas neurocientistas da França, onde morava desde o ano de 1966, após ser exilada do Brasil pelo Regime Militar.

Filha de José Benevides Carneiro e Luiza Amélia Gregório Carneiro, Laly Carneiro foi a primeira mulher presa pelo Regime Militar no Rio Grande do Norte, no ano de 1964, quando ainda era estudante de Medicina da Universidade Federal do RN (UFRN), onde concluiu o curso no ano de 1965.

Na França, Laly Carneiro teve de cursar novamente o curso de Medicina, pois as autoridades francesas não reconheceram o diploma potiguar, o que não a impediu de, anos mais tarde, tornar-se uma das mais conceituadas neurocientistas da Europa.

Médica, cientista, PhD em neurorreanimação, Dra. Maria Laly Carneiro foi diretora de Neurorreanimação do Hospital Sainte-Anne-Paris e depois Chefe do Serviço de Anestesia-Reanimação do Centro Hospitalar Saint Anne. A neurocientista mossoroense foi citada em várias publicações científicas europeias. Na França, a renomada médica casou com um conde e teve três filhos.

No ano de 2014, Dra. Laly Carneiro foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) pela trajetória de luta política e defesa da democracia.

Laly Carneiro morreu em Paris no dia 12 de julho deste ano. A missa dos 30 dias do falecimento da neurocientista mossoroense será celebrada pelo padre Flávio Augusto.

 

MEMÓRIA: No ano de 2005, a equipe do jornal O Mossoroense entrevistou a Dra. Laly Carneiro sobre temas como o perfil dos médicos potiguares e a Ditadura Militar no Brasil. Interessados podem acessar a entrevista aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes