sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesLula fez troca programada de aeronave em viagem ao Japão; entenda

Lula fez troca programada de aeronave em viagem ao Japão; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou de avião em uma parada técnica, nos Estados Unidos, durante a viagem de ida para o Japão, onde terá agendas nos próximos dias em busca de novas parcerias comerciais.

 

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o procedimento já estava programado e foi adotado para reduzir o número de paradas técnicas até Tóquio.

Lula deixou Brasília na noite de sábado, por volta das 21h, a abordo do VC-1, avião oficial da Presidência, uma versão adaptada de um Airbus ACJ-319, comprada pelo próprio petista em 2005 e conhecida como “Aerolula”.

No domingo, o VC-1 pousou em Houston (EUA), onde Lula e sua comitiva migraram para o KC-30, versão adaptada para uso militar do Airbus A330-200. Trata-se de uma aeronave de maior porte e com maior autonomia.

 

Com a troca, Lula não precisou fazer uma parada adicional para reabastecimento em Anchorage, no Alaska, e seguiu direto até Tóquio, onde chegou por volta das 22h15 de domingo, no horário de Brasília, e manhã de segunda-feira no horário da capital japonesa.

 

A viagem de ida de Lula levou quase 25 horas, conforme os registros da Presidência.

 

🔎Segundo apurou o g1, se tivesse feito todo o trajeto a bordo do VC-1, Lula teria demorado de cinco a seis horas a mais para pousar em Tóquio.

 

Com o peso médio de uma comitiva presidencial, o VC-1 consegue voar por cerca de nove horas, enquanto o KC-30 suporta até 17 horas de voo.

 

KC-30

O KC-30 é um avião maior do que o VC-1, porém menos confortável, mas costuma ser adaptado para ser usado por presidentes da República.

 

✈ O KC-30 tem 59 metros de comprimento e capacidade para transportar até 238 passageiros.

A aeronave foi comprada no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e tem sido utilizada em diferentes missões, como os voos de repatriação de brasileiros da Faixa de Gaza e do Líbano, de ajuda humanitária na tragédia climática do Rio de Grande do Sul, no transporte logístico de material, entre outras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes