sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilLula: derrubada de MP não é derrota do governo, mas do povo...

Lula: derrubada de MP não é derrota do governo, mas do povo brasileiro

Após a derrubada da MP do IOF na Câmara, o presidente Lula comentou. Disse que essa não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro porque a MP procurava corrigir distorções. Cobrando mais dos mais ricos, de quem ganha mais e lucra mais.

A Câmara deixou a MP do IOF perder a validade antes mesmo do texto ser votado. Essa quarta-feira (8) era o último dia de prazo para análise no Congresso. Mas… não teve acordo. E aí, não adiantaram as conversas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com líderes e as concessões feitas.

No relatório, o relator, deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, chegou a aliviar para as bets, mantendo em 12% e não em 18% a taxação. Manteve também a isenção para as LCI e LCA, as letras de crédito imobiliário e do agronegócio.

O texto também aumentava a CSLL, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das fintechs de 9% para 15%. Mas não teve jeito. A pedido da oposição, a MP foi retirada da pauta.

A matéria foi editada em julho depois que o Congresso derrubou um decreto anterior com um reajuste ainda maior do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

O assunto era de interesse do governo, que estima agora um rombo bilionário nas contas públicas no próximo ano com a decisão.

O presidente Lula afirmou que a perda de validade da MP vai contra a justiça tributária porque aposta numa arrecadação menor, o que pode limitar políticas públicas e os programas sociais. Lula ainda completou: é jogar contra o Brasil.

Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes