sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesLarissa cobra execução de lei contra violência em escolas

Larissa cobra execução de lei contra violência em escolas

Comunicação CMM

Os últimos episódios de violências em escolas no país seguem em debate entre os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Mossoró. Durante pronunciamento nesta quarta-feira (26), a vereadora Larissa Rosado (União Brasil) cobrou a execução de uma lei, aprovada enquanto a parlamentar exercia o cargo de deputada estadual, que cria o programa “Paz nas Escolas”.

A legislação estadual foi sancionada em 2006 e trata da criação de um conselho de pais, que ficaria responsável pela elaboração de políticas públicas de promoção da paz em escolas.

A vereadora relembrou que a lei institui o Conselho de Promoção da Paz nas Escolas, que deve ter em sua composição professores, funcionários da escola, especialistas em educação, alunos, pais e representantes ligados à comunidade escolar. Sendo diretamente vinculado à Secretaria de Educação Estadual, a legislação também estabelece a participação de representantes de outras secretarias estaduais, universidades, entidades religiosas, sindicatos, representante de entidades estudantis, representante do Ministério Público e representante do Conselho Tutelar.

“Quando os nossos filhos estão nas escolas, nós não podemos de maneira alguma acharmos que nós podemos transferir a responsabilidade da educação para a escola. A escola é um momento importante, é um ambiente que deve ser seguro, acolhedor, tanto para a criança, mas também para aqueles que vão fazer a transferência do conhecimento”, frisou.

Psicólogos e assistentes sociais

Ainda na tribuna do plenário, Larissa Rosado destacou a audiência pública realizada na Câmara Municipal, quinta-feira (20), que discutiu a execução da Lei Federal nº 13.935/2019, a qual determina a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. A vereadora cobrou que a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado façam a implementação dos conselhos de pais nas instituições de ensino, tendo em vista que a lei já é regulamentada.

“A nossa cobrança é que a lei seja colocada em prática, para que a gente possa não só instituir a cultura de paz nas escolas, como fomentar isso no nosso dia a dia, na nossa sociedade. Não é justo que alunos sofram violências, que pessoas que vão trabalhar sejam vítimas de violência”, disse.

A parlamentar finalizou seu discurso, reforçando a cobrança por mecanismos que aumentem a segurança nas escolas, através da instalação de câmeras de seguranças, presença da Guarda Municipal e também na necessidade da implementação de políticas de assistência psicológica.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes