quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLarissa defende aplicação de ações preventivas para coibir crescimento da criminalidade no...

Larissa defende aplicação de ações preventivas para coibir crescimento da criminalidade no RN

Deputada apresentou posicionamento em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do RN

Integrante da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que acompanhará a destinação de recursos para combater a crise no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) analisou como positiva a reunião extraordinária realizada nesta terça-feira em Natal.

Para Larissa, que retorna à Casa, a ideia de criar uma Comissão para discutir ações efetivas que combatam o aumento da criminalidade no RN é mais que oportuna e facilitará o desenvolvimento de ações que previnam o crescimento da criminalidade no Rio Grande do Norte.

“É preciso traçar estratégias preventivas e políticas públicas de combate e controle da criminalidade e para uma gestão mais efetiva. Não podemos continuar colocando a responsabilidade da segurança pública apenas nas polícias. Precisamos trabalhar para reconstruir nossa qualidade de vida, utilizando a educação, a saúde, a geração de empregos, o resgate familiar e a ressocialização para frear essa violência no Rio Grande do Norte”, enfatiza Larissa Rosado.

Larissa se mostra preocupada com o número crescente de jovens vítimas de incidentes causados pela criminalidade, fato que tem ampliado a sensação de insegurança no estado.

“O nosso Estado teve um aumento de 121,6% em mortes violentas de jovens. Diante desse número alarmante e da sensação de insegurança, é necessário que haja um planejamento de ações especiais voltadas para aumentar a segurança nas cidades, com envolvimento de outros setores do Poder Público, sobretudo na área de educação”, afirma a parlamentar.

Composta pelos deputados Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSDB), Vivaldo Costa (PROS) Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSDB) e Kelps Lima (SD) a comissão além de acompanhar a aplicação de recursos atuará com ações em conjunto com os poderes no combate ao crime.

A pessebista chamou atenção para os números da criminalidade em Mossoró, que somente este ano já aconteceram 16 homicídios, seguindo o ano de 2016 quando 217 pessoas foram assassinadas.

 

– Deputados analisam ações emergenciais para coibir crise no sistema prisional

A criação da Comissão Especial é um das frentes de atuação do Poder Legislativo referentes à crise prisional, que aprovou projetos na área de Segurança Pública e Sistema Prisional hoje, durante autoconvocação na Casa José Augusto.

Uma das propostas prevê a doação de até 50 viaturas policiais, no valor total de R$ 5 milhões, às Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), e de Justiça e Cidadania (SEJUC), além da doação de 85 ambulâncias à Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Além desses, os deputados estaduais avaliaram o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 023/15, de iniciativa do Governo do Estado, encaminhado por intermédio do Ofício nº024/2017-GE, que dispõe sobre a convocação excepcional de servidores estaduais inativos, no âmbito da segurança pública, para a execução de atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

O Poder Legislativo também aprovou projeto de lei de iniciativa do Governo do Estado, encaminhado por Mensagem nº 102/2016-GE, que altera a Lei Estadual nº 9.353, de 19 de agosto de 2010, que dispõe sobre a contratação temporária de professor substituto para atender necessidade excepcional de interesse público.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes