sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioSem categoriaJoão Maia se filia ao PP; Eriko Jácome assumirá partido em Natal

João Maia se filia ao PP; Eriko Jácome assumirá partido em Natal

O deputado federal João Maia assinou ficha de filiação ao Partido Progressistas (PP) e assumiu o controle da sigla a nível estadual nesta sexta-feira 20, em evento que reuniu cerca de 1.600 pessoas, incluindo o presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira.

João Maia trouxe consigo pelo menos oito prefeitos, que também assinaram a ficha de filiação do PP durante o evento. São eles: Manoel Bernardo (João Câmara), Raimundo Pezão (Umarizal), Jeane Saraiva (Alexandria), Inácio Macedo (Tenente Laurentino Cruz), Davi Cássio (Riacho de Santana), Shirley Targino (Messias Targino), Tangará (José Airton Bezerra) e Nira (Goianinha).

Foram filiados ainda ao Partido Progressistas o deputado estadual Neilton Diógenes e os vice-prefeitos Marcílio Dantas (Ceará-Mirim), Renato Alves (Pau dos Ferros) e Toinho Santiago (Caicó). Segundo João Maia, vários vereadores se comprometeram a migrar para o partido, mas aguardam a abertura da janela partidária, em abril do ano que vem, para oficializar a migração.

O ato também contou com a presença do atual presidente do PP no Rio Grande do Norte, Beto Rosado, que passará oficialmente a presidência a João Maia no próximo mês. “Eu como atual presidente do PP me sinto muito honrado com a filiação de João Maia, porque nos agiganta como partido. Tenho certeza de que teremos muitas vitórias juntos”, ressaltou o ex-deputado.

João Maia disse que ainda não estabeleceu uma meta para as eleições de 2024, mas que deseja fazer “o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”. A convenção estadual do PP está marcada para o dia 8 de dezembro, quando serão definidos os candidatos e as pretensões para o ano que vem.

Questionado se o PP seria parceiro da governadora Fátima Bezerra (PT) no RN, o novo presidente do partido confirmou que está à disposição para ajudar o Estado.

“Eu não faço oposição por oposição, mesmo quando estava no PL eu nunca fiz oposição sistemática à governadora Fátima. Minha política é ajudar o Estado. Conte comigo para ajudar, eu sou pragmático em relação a isso. Eu estou como sempre estive, continuo o mesmo João Maia de sempre”, disse o deputado ao AGORA RN durante o evento.

Em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), João Maia não deixou claro seu posicionamento. Ele disse que procura seguir a orientação do presidente do partido e do líder do PP na Câmara, para não enfraquecer a liderança partidária.

“Ele [Ciro Nogueira] não me deu nenhuma orientação em relação a isso [ser base de Lula], ele só quer que a gente discuta as questões econômicas, onde eu tenho uma expertise maior e, a bem da verdade, desde quando eu decidi vim para o PP, eu tenho votado sistematicamente com a orientação da liderança”, disse João Maia.

Quem também marcou presença no evento foi o presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Eriko Jácome (MDB). Ele não se filiou ao PP, mas assumiu o controle do partido em Natal, através do pré-candidato a vereador Daniel Santiago, que assumiu o diretório da capital provisoriamente. Daniel é auxiliar direto do vereador Dickson Júnior.

Eriko vai esperar a abertura da janela partidária, em abril do ano que vem, para oficializar sua ida à presidência do PP em Natal. Ele será o responsável por definir a nominata que vai disputar a eleição para a Câmara Municipal em 2024.

PP na Câmara dos Deputados

A cerimônia de filiação contou com a participação de lideranças nacionais da legenda, como o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e o líder do partido na Câmara Federal, deputado Dr. Luizinho e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

Ciro Nogueira celebrou a chegada de João Maia. “João é um dos deputados mais respeitados do País, mais representativos para o Rio Grande do Norte. Eu disse a ele que o Progressistas vai ser o último partido da vida dele porque ele é uma referência muito importante para nós”, disse o ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro.

João Maia chega ao PP após duas décadas no Partido Liberal (PL), legenda que era presidida por ele. O deputado federal foi eleito para o cargo pelo segundo mandato consecutivo em 2022, com 104.254 votos. Antes, já havia exercido o cargo de deputado federal por outros dois mandatos, entre 2006 e 2014.

Fonte AgoraRN

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes