terça-feira, 27 de janeiro de 2026
InícioBrasilInep volta atrás e diz que não lançará aplicativo para emissão de...

Inep volta atrás e diz que não lançará aplicativo para emissão de diploma do ensino médio

O Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) voltou atrás e afirmou que não lançará um aplicativo para a emissão dos certificados de conclusão do ensino médio.

 

A informação sobre o app, com detalhes sobre seu desenvolvimento, havia sido comunicada ao g1 pelo presidente do órgão, Manuel Palacios, na segunda-feira (26). Um dia depois, nesta terça (27), ele disse à TV Globo que “se confundiu” e que “usou a palavra errada”.

 

“Descobri depois que todo mundo pensa em aplicativo no celular. [Mas] é na plataforma que vai ter o processo de obtenção do certificado. Descobri nesse meio tempo que causou uma grande confusão”, afirmou.

Nesse novo posicionamento, Palacios afirma que a emissão do documento — essencial para que os alunos sejam aceitos nas universidades — ocorrerá por meio da plataforma “Certificação Digital”, um site que estará disponível a partir de 2 de março. O período de matrículas no ensino superior, no entanto, acontece em fevereiro.

 

É exatamente este o receio dos estudantes: que eles não obtenham o diploma a tempo. Entenda abaixo o impasse e a alternativa oferecida pelo Inep para que ninguém perca a vaga.

Por decisão do Ministério da Educação (MEC) comunicada em maio do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou, após 9 anos, a ser aceito como certificado de conclusão da educação básica.

 

Funciona da seguinte forma: alunos com mais de 18 anos que não terminaram os estudos poderiam obter o “diploma escolar” caso tirassem mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação.

 

➡️Sem esse certificado, os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em qualquer vestibular não poderiam entrar na universidade. E é aí que surge a preocupação deles: em uma semana, as matrículas serão abertas.

 

Estudantes ouvidos pela reportagem queixam-se de não conseguir emitir o documento a tempo de efetuarem a matrícula na universidade. Segundo eles, o Inep não responde às solicitações nem informa onde os certificados podem ser obtidos.

 

Ao g1, o órgão afirmou primeiro que lançaria um aplicativo, depois, que seria uma plataforma, disponível no início de março. Como as matrículas ocorrem em fevereiro, as instituições de ensino serão avisadas dessa “pendência” de documento, diz o instituto.

 

“Passei em psicologia, mas não consigo me matricular sem o certificado. O Inep não fala nada. Fui ao IFSP [Instituto Federal de São Paulo] e à Secretaria de Educação de SP para ter informações, mas ninguém sabia. Provavelmente, perderei minha vaga”, diz Diogo Augusto, de 21 anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes