terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioBrasilImprensa francesa presta homenagem a Senna, 30 anos após a morte do...

Imprensa francesa presta homenagem a Senna, 30 anos após a morte do ídolo da Fórmula 1

Por RFI

“Ímola ainda chora”, diz o título de uma matéria publicada pelo jornal Le Figaro, que foi até o memorial do piloto, na Itália, onde Senna foi vítima de um trágico acidente em 1° de maio de 1994, na fatídica curva de Tamburello. Diante da escultura de bronze do brasileiro, se aglomeram admiradores do mundo inteiro, diz o diário, “vindos do Brasil, claro, mas também da Eslováquia, da Polônia, do Líbano e até da Bretanha”, brinca a matéria, em referência à região do noroeste da França.

A matéria afirma que na memória dos fãs, permanecem vivas as imagens daquele triste domingo do Grande Prêmio de San Marino, quando foi interrompida a brilhante carreira do “Magic Senna” – como o piloto é chamado na França. Le Figaro lamenta a morte precoce do esportista, “que ainda tinha longos anos pela frente para marcar ainda mais a história da Fórmula 1”. O diário destaca sua participação em 161 GPs, 40 vitórias, 65 pole positions e 80 pódiuns.

Lembranças emocionadas

O jornal Ouest France traz uma entrevista com o repórter francês Philippe Brunel, que no dia do acidente estava em Imola trabalhando para a revista do jornal esportivo L’Equipe. Em um depoimento emocionado, o jornalista recorda momentos que não consegue apagar de sua memória da tragédia que presenciou.

Brunel afirma que o clima já era fúnebre no local devido à morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger, em Bolonha, um dia antes, no treino de qualificação para o GP de San Marino. O repórter recorda ter visto Senna antes do início da corrida, pálido e visivelmente abalado com o falecimento do colega na véspera. “Havia um clima mórbido no ar e eu me disse: ‘um piloto vai morrer hoje'”, afirma. Para o repórter, “não há dúvidas de que Senna pressentiu sua própria morte”.

O segundo melhor piloto da história

Toda a mídia da França também destaca uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Odoxa para a rádio RTL que mostra que o piloto brasileiro continua no coração dos franceses. Segundo a sondagem, 30 anos após a tragédia no GP de San Marino, “Senna é considerado como o segundo melhor piloto da história da Fórmula 1”, atrás apenas de Michael Schumacher e desbancando o francês Alain Prost.

O site da rádio RTL destaca, ainda, que 76% dos fãs de Fórmula 1 consideram a rivalidade entre Senna e Prost como a maior da história da modalidade. O 1° de maio de 1994 também segue vivo na memória de 55% dos franceses.

O jornal le Figaro destaca que nesta quarta-feira, em Imola, o evento “Senna, 30 anos” homenageará o ídolo brasileiro e Roland Ratzenberger, na presença de representantes dos governos do Brasil, Áustria e Itália, além do presidente do grupo Fórmula 1, Stefano Domenicali. Cerca de 20 mil fãs são esperados no local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes