sábado, 24 de janeiro de 2026
InícioBrasilGoverno federal anuncia iniciativas para igualdade de gênero

Governo federal anuncia iniciativas para igualdade de gênero

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quarta-feira (08/03), durante evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher, uma série de medidas para promover igualdade de gênero, assegurando mais direitos às mulheres.

Entre as ações anunciadas, está o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei para garantir igualdade salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função no trabalho. O texto será encaminhado ao Congresso.

“Vai ter muita gente que não querer pagar [salários iguais], mas para isso a Justiça tem que funcionar. Quando aceitamos que mulher ganhe menos que homem na mesma função, estamos perpetuando uma violência histórica”, disse o presidente.

“Nada, absolutamente nada justifica a desigualdade de gênero. A medicina não explica. A biologia não explica. A anatomia não explica. Talvez a explicação esteja no receio dos homens de serem superados pelas mulheres. É isso que não faz sentido algum. Primeiro porque as mulheres querem igualdade, não superioridade. Segundo porque quanto mais as mulheres avançam, mais o país avança. E isso é bom para toda a população”, afirmou o presidente, na cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, de ministros do governo e representantes de bancos públicos.

Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o projeto de lei estipula, em caso de descumprimento, multa de dez vezes o maior salário pago na empresa, para aquelas que tenham tenham a partir de 20 funcionários.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já prevê essa igualdade de salário, mas com uma multa muito pequena, de R$ 5 mil, segundo Tebet.

Pacote de 25 ações

Lula também assinou um projeto de lei instituindo o Dia Nacional Marielle Franco, em homenagem à vereadora carioca assassinada em 2018, além de decretos que instituem programa de proteção e saúde menstrual, alteram o Bolsa Atleta para garantir direito às gestantes e estabelecem cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas da administração federal direta, autarquia e fundações.

Ao todo, foram anunciadas 25 ações em diversas áreas. O pacote inclui um edital de oferta de crédito diferenciado para mulheres, o Mulheres na Favela, que trata da qualificação delas, o incentivo às startups lideradas por mulheres, o programa Organização Produtiva Econômica das Mulheres Rurais com previsão de R$ 50 milhões de investimento e com a ideia de atender pelo menos 20 mil mulheres.

Após assinar atos, decretos e projetos de lei, Lula destacou as 11 ministras do seu governo e classificou o respeito às mulheres como valor inegociável. “O respeito as mulheres é valor inegociável em todas as esferas do Executivo Federal. Temos 11 mulheres à frente de ministérios, mas todos os ministérios e cada integrante deste governo é corresponsável por políticas e ações voltadas às mulheres brasileiras”, disse.

md/bl (EBC, ots)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes