sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesGoverno do Estado adere a projeto de Justiça Restaurativa do MPRN para...

Governo do Estado adere a projeto de Justiça Restaurativa do MPRN para as escolas

Comunicação MPRN

As ações de fortalecimento, difusão e implementação da abordagem da Justiça Restaurativa nas políticas públicas do Estado darão um novo passo na próxima terça-feira (2). Na data, a governadora Fátima Bezerra dará o aceite ao projeto Justiça Restaurativa no RN: trilhando a paz nas escolas estaduais. A medida é fruto de um termo de cooperação técnica assinado entre o Governo do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

 

A assinatura do documento, implantando o projeto no âmbito da educação estadual pública, será realizada às 10h30, na sede da Governadoria do RN, em Natal, e contará com a presença de integrantes do MPRN.

 

Neste primeiro momento, o projeto permitirá a formação de 30 servidores da Secretaria Estadual de Educação como facilitadores de Justiça Restaurativa e Processos Circulares de Paz. O curso será realizado pelo MPRN, com carga de estudo de 140 horas.

 

Termo de cooperação

Um termo de cooperação foi firmado no final de 2022, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado pelo MPRN junto ao Governo do Estado desde 2020, por intermédio da 49ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuição em cidadania, e o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa/MPRN).

 

O promotor em substituição na 78ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuições na área de educação, Oscar Hugo Ramos, tem se envolvido também no processo, mais especificamente para que ocorra a formação dos servidores estaduais que integram a rede estadual de educação.

 

Ao longo desse tempo, foram realizados vários encontros que viabilizaram a aproximação de representantes do MPRN com agentes públicos. O foco sempre esteve na sensibilização e promoção do diálogo sobre Justiça Restaurativa e a aplicabilidade de suas práticas para a solução de conflitos e prevenção de violências que atravessam o cotidiano dos órgãos e serviços gerenciados pelo Estado.

Com o termo de cooperação assinado, o MPRN assumiu a responsabilidade de promover formações em Justiça Restaurativa para instrumentalizar profissionais que atuam no âmbito das políticas públicas, a partir de um plano de ação que está sendo estruturado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes