sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasFUNÇÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O PREFEITO – Reflexões Teológicas: com...

FUNÇÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O PREFEITO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

FUNÇÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O PREFEITO

O chefe do executivo municipal, o prefeito, é eleito para governar a cidade durante (04) quatro anos, como gestor e aprimorador das estruturas educacionais, sociais, saúde, segurança e todas as bases que formam uma cidade. Assim como manter democraticamente as instituições atuando para servir o povo.

O prefeito eleito deve atuar na regularização das calçadas públicas da cidade até a unidade de saúde, ou seja, do mínimo ao máximo. Por isso, numa cidade, é função determinante a aplicação de taxas ou impostos arrecadados, na justificação de sua atuação. Dentre outras funções fundamentais, o gestor público deve custear projetos e programas nas diversas áreas do município. Os quais podem ser: limpeza e iluminação pública, serviços de saúde municipal, educação infantil e ensino fundamental, entre outras.

Eis as principais funções que é obrigação do chefe do executivo municipal, prefeito: desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes; organizar os serviços públicos de interesse local; proteger o patrimônio histórico-cultural do município; garantir o transporte público e a organização do trânsito; atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios; pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial; buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa; apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelo Legislativo da cidade; intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local; zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico; implementar e manter – em boas condições de funcionamento – postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; e arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma.

De modo geral e simplificado, é responsabilidade do prefeito eleito as seguintes funções: criar e manter os postos de saúde; estruturar escolas e da qualidade; aprimorar os transportes públicos; determinar a manutenção dos espaços públicos; fazer a  limpeza urbana e saneamento básico.

Portanto, está em nossas mãos a escolha certa para o executivo municipal, pois, ao eleito, estamos dando um cheque em branco para administrar a cidade através de taxas de impostos que custearam as obras, serviços e as políticas fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Pense, e escolha corretamente.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes