quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioEstadoFiscalização apreende em Mossoró meia tonelada de carne imprópria para consumo

Fiscalização apreende em Mossoró meia tonelada de carne imprópria para consumo

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em conjunto com a Polícia Civil, fiscais ambientais e a Guarda Civil Municipal, realizou nesta quinta-feira (19), fiscalização a um abatedouro clandestino na zona urbana de Mossoró e apreendeu 510 quilos de carne imprópria para o consumo. A atividade ocorreu mediante denúncia da existência de um local de abate inadequado de animais.

Veterinária do SIM, Allany Medeiros explicou que a equipe encontrou no local vários animais sendo abatidos de forma irregular, em condições de higiene sanitária precárias, causando risco à saúde do consumidor.

“Chegamos ao local e nos deparamos de fato com a existência de um abatedouro clandestino com vários animais sendo abatidos de forma irregular, em condições de higiene sanitária precárias, de forma cruel e em desacordado com a legislação. Isso tudo causa um prejuízo enorme à saúde da população e consequente risco à saúde do consumidor que, por ventura, viesse a consumir aqueles produtos”, disse.

A veterinária do Serviço de Inspeção Municipal ressalta que a primeira medida que o cidadão deve tomar ao presenciar um abatedouro irregular é denunciar ao órgão oficial para realizar a fiscalização e constatar a veracidade da informação.

“A primeira medida é denunciar ao Serviço de Inspeção Municipal para que a gente possa fazer a fiscalização e constatar a veracidade. A partir daí, a equipe técnica, juntamente com apoio de outros órgãos e secretarias, vai realizar a diligência e tomar as medidas cabíveis, especialmente com relação à existência do abatedouro.

Ela destaca e reforça a importância de a população não consumir produtos de origem animal sem registro no órgão de inspeção oficial. “Nós que somos consumidores temos de ter esse cuidado e ficar atento em não consumir esse tipo de produto que não passou por fiscalização, nem por nenhum tipo de inspeção e que não tem registro oficial. Isso significa dizer que a gente pode estar consumindo um produto clandestino que venha a causar risco à nossa saúde devido a contaminação e uma série de doenças que podem ser vinculadas a esses alimentos e transmitidas ao homem através do consumo”.

Allany Medeiros destacou que toda a carga apreendida foi descartada no Aterro Sanitário Municipal. “As carcaças dos animais que estavam lá no momento da fiscalização foram destinadas ao Aterro Sanitário Municipal por estarem impróprias para o consumo. Principalmente pela forma como foi produzida, desde o abate até a manipulação inadequada e a possível contaminação do alimento”.

Devido a gravidade encontrada no abatedouro clandestino, o proprietário precisou ser conduzido para esclarecimentos junto ao delegado e, consequentemente, encaminhado para um processo administrativo.

Carcaças apreendidas na fiscalização foram destinadas ao Aterro Sanitário Municipal.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes