quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
InícioDestaquesEUA anunciam congelamento de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74...

EUA anunciam congelamento de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países

O governo dos Estados Unidos decidiu suspender temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela rede norte-americana Fox News. Até o momento, ainda não está claro se a medida também atingirá os vistos de turismo.

Segundo a reportagem, a decisão partiu do Departamento de Estado dos Estados Unidos e colocaria o Brasil no mesmo grupo de países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. No entanto, até agora, o governo americano não fez um anúncio oficial sobre o tema.

Em resposta ao g1, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou que ainda não recebeu nenhuma comunicação formal sobre a nova regra. O Itamaraty também foi procurado, mas não havia se manifestado até a última atualização da notícia.

De acordo com um memorando ao qual a Fox News teve acesso, o congelamento deve começar a valer a partir de 21 de janeiro e não há, por enquanto, previsão de término. A pausa teria como objetivo permitir uma reavaliação dos critérios usados pelos Estados Unidos para conceder vistos a estrangeiros.

O documento também sugere que o governo americano estuda impor novas restrições, que podem incluir critérios relacionados à idade e condições de saúde, como sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press já havia informado que a gestão de Donald Trump analisava medidas para dificultar a entrada de pessoas consideradas obesas.

Desde junho do ano passado, os Estados Unidos também passaram a examinar as redes sociais de candidatos a vistos de estudante como parte do processo de avaliação.

Além do Brasil, outros 74 países estariam incluídos na suspensão, segundo a Fox News, o que reforça a dimensão global da medida.

Mudança na política migratória

Mesmo sem confirmação oficial até agora, o congelamento segue a linha da nova estratégia de política externa e segurança divulgada pelo governo Trump em dezembro de 2025, que já previa o endurecimento das regras para entrada de estrangeiros no país.

Especialistas em imigração avaliam que, ao longo de 2026, a tendência é que os Estados Unidos ampliem ainda mais as restrições à imigração legal.

“Na prática, ele vai paralisar o sistema de imigração legal dos Estados Unidos”, afirmou Shev Dalal-Dheini, diretora de relações governamentais da Associação de Advogados de Imigração dos EUA.

A expectativa agora é que o governo americano esclareça oficialmente como e quando as novas regras serão aplicadas e quais tipos de visto serão afetados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes