terça-feira, 13 de janeiro de 2026
InícioBrasilDefesa de Bolsonaro pede autorização ao STF para remição de pena por...

Defesa de Bolsonaro pede autorização ao STF para remição de pena por leitura

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorização para que o ex-chefe do Executivo participe do programa de remição de pena pela leitura. O pedido ainda será analisado pelo magistrado.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Caso o pedido seja aceito, ele poderá reduzir parte da pena por meio da leitura e elaboração de resenhas, conforme previsto nas normas do sistema prisional.

Na prática, o programa permite o abatimento de quatro dias de pena para cada livro lido e avaliado, respeitando critérios estabelecidos pela Justiça. A iniciativa está prevista em resolução do Conselho Nacional de Justiça, editada em 2021, e pode beneficiar presos em regime fechado ou semiaberto, desde que haja autorização judicial individual.

Em dezembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o general Paulo Sérgio Nogueira, também condenado no inquérito da trama golpista, a trabalhar, realizar cursos e participar do programa de leitura para reduzir sua pena de 19 anos.

No Distrito Federal, o sistema penitenciário mantém uma lista específica de obras que podem ser utilizadas para fins de remição. Entre os livros disponíveis estão Ainda estou aqui, Democracia e Crime e castigo. As obras abordam temas como memória, cidadania, política, ética e responsabilidade moral.

Além da leitura, a legislação brasileira também permite a redução da pena por meio do trabalho e dos estudos. A Lei de Execuções Penais autoriza o desconto de um dia da pena a cada 12 horas de frequência escolar ou a cada três dias de trabalho, medidas que também contribuem para acelerar a progressão de regime e a concessão de benefícios legais.

Caso o pedido seja aceito, Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas poderão aderir formalmente às atividades de leitura, desde que cumpram todas as exigências estabelecidas pela Justiça e pelo sistema prisional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes