quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
InícioDestaquesDecisão judicial obriga divulgação de lista de medicamentos na rede pública de...

Decisão judicial obriga divulgação de lista de medicamentos na rede pública de Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participa, com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN), como autora em ação civil pública que tem por objetivo a divulgação pública das listas de medicamentos disponíveis à população. Na ação, foi proferida decisão da Justiça potiguar que determinou ao Município de Natal a divulgação regular dos estoques de medicamentos das farmácias públicas e, ainda, a atualizar sua Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).

A sentença, proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, reconheceu que o Município vinha descumprindo obrigações legais de publicidade e atualização das informações. Na ação foi demonstrada a ausência, desde 2018, de divulgação adequada à população de quais medicamentos estão disponíveis na rede pública. Também consta na sentença a obrigação da atualização da lista oficial de medicamentos essenciais, que deve seguir a RENAME e ser revisada com participação popular.

Segundo a decisão, a ausência de informações claras sobre os estoques compromete diretamente o direito fundamental à saúde, previsto nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal, além de violar o princípio constitucional da publicidade. O Juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal ressaltou que a Lei Federal nº 14.654/2023 e a Lei Municipal nº 546/2018 impõem ao gestor a obrigação de disponibilizar na internet, com atualização periódica, a quantidade, o tipo, a validade e a localização dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Município.

Diante das omissões verificadas, o magistrado determinou que o Município disponibilize, em até 30 dias, as listas e estoques de medicamentos incorporados pela RENAME, pela REMUME, pelo PROSUS e por protocolos próprios da Secretaria Municipal de Saúde, com atualização obrigatória a cada 15 dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes