quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioBrasilCom 1.262 vítimas em 24 horas, Brasil ultrapassa 31 mil mortes por...

Com 1.262 vítimas em 24 horas, Brasil ultrapassa 31 mil mortes por covid-19

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira que já foram registradas 31.199 mortes no Brasil por causa do coronavírus. Em 24 horas, foram 1.262 óbitos. O número total de infectados é agora de 555.383 pessoas, com mais de 28 mil confirmações entre segunda (1) e terça-feira (2).

Mais de quatro mil mortes seguem em investigação e 223.638 pessoas se recuperaram da doença.

 

São Paulo continua como o estado com mais infecções, com 118.295 casos. Na sequência estão Rio de Janeiro, que tem 56.732 casos e Ceará, com 53.073 infectados. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, foi perguntado sobre a posição da pasta frente aos planos de abertura regionais, que vem sendo divulgados por governadores e prefeitos.

 

Ele afirmou que as regiões Norte e Nordeste vêm registrando incidência maior da doença, mas esse cenário deve se deslocar para o centro sul do país. Élcio disse ainda que os estudos mostram tendência de interiorização dos casos e que o ministério pretende atuar para auxiliar no transporte para as capitais de pacientes que não puderem se tratar nas cidades do interior.

Segundo o secretário substituto, a posição do Ministério é de que o poder público de cada localidade deve observar a realidade da região para definir as ações.

“Essa flexibilização ou não das medidas ocorrem de acordo com a realidade local, com aspectos socioeconômicos e culturais e que tem que ser verificados não isoladamente, considerando a evolução da curva epidemiológica, a capacidade de resposta da estrutura de saúde, e a dinâmica da economia e da cultura daquela região, para que sejam implementadas medidas mais ou menos restritivas. A posição do ministério é a mesma que já foi definida e pacificada pelo Supremo Tribunal Federal de que cabe aos gestores municipais e estaduais a implementação dessas medidas”

::Relembre: Coronavírus: governo Bolsonaro demorou mais de dois meses para editar primeira medida::

Élcio também foi questionado sobre a não definição de um novo ministro da saúde e de secretários da pasta, desde a demissão de Nelson Teich, há mais de duas semanas. Segundo ele, “Todas as funções do ministério têm nomeados eventuais substitutos. Isso não faz a máquina parar.” Ele afirmou que as futuras nomeações estão em “fase de entrevista”

 

Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes