domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCNA PEDE APOIO E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA RECOMENDA REABERTURA DE FLORICULTURAS PARA...

CNA PEDE APOIO E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA RECOMENDA REABERTURA DE FLORICULTURAS PARA O DIA DAS MÃES

Medida vale para as próximas duas semanas em todo o país e será essencial para manter a sobrevivência do setor de flores e plantas ornamentais

O Ministério da Agricultura atendeu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e recomendou, na noite de quinta (30), a reabertura, nos estados e municípios em todo o país, das floriculturas e garden centers pelas próximas duas semanas diante da demanda por estes produtos em comemoração ao Dia das Mães.

À tarde, o presidente da CNA, João Martins, encaminhou ofício à ministra Tereza Cristina, pedindo o apoio junto às esferas estaduais e municipais para a reabertura, em caráter excepcional, das floriculturas e garden centers na semana que antecede o Dia das Mães, adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde para garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes.

Os produtores de flores e plantas ornamentais foram fortemente impactados com as restrições impostas no enfrentamento do coronavírus, como o fechamento de estabelecimentos e a proibição da realização de eventos. Estima-se que as vendas do setor caíram mais de 80%.

“O Dia das Mães é a principal data para as vendas pelo setor. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem a convicção de que a reabertura desses estabelecimentos amenizará os prejuízos dos produtores de flores e plantas ornamentais do País”, disse o presidente da CNA, João Martins.

“Assim como aconteceu em São Paulo e Minas Gerais, que permitiram o retorno definitivo desses estabelecimentos, as floriculturas e garden centers dos demais Estados também estão aptos para retomar as atividades, desde que adotadas as recomendações do Ministério da Saúde de forma a oferecer segurança aos clientes e trabalhadores”, completou o presidente da CNA.

Em resposta ao ofício encaminhado pelo presidente da CNA, o Mapa reconheceu a importância do setor de flores e plantas ornamentais, que faz parte do agro e logo é reconhecido como atividade essencial, e os efeitos da atual crise provocada pela pandemia de Covid-19 sobre o setor.

“Entendemos que no atual cenário a comercialização de flores e plantas ornamentais encontra-se amparada pela adoção dessas medidas já amplamente divulgadas, que dão condições para o adequado funcionamento de estabelecimentos de comercialização.             Somos favoráveis à adoção dessas medidas, em especial para as próximas duas semanas, visando ao atendimento da alta demanda para estes produtos por ocasião do dia das mães”, diz o Mapa.

Ainda na resposta, o Mapa reforça que a adoção das medidas adicionais de higiene e segurança sanitária torna possível a retomada desse segmento de comércio, em caráter excepcional, mas podendo servir para a sua retomada definitiva.

São Paulo – A CNA apoiou a ação do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) junto à Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo para a reabertura de floriculturas e garden centers durante o período da pandemia no estado.

A determinação foi publicada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na quarta (29). Conforme a decisão, o setor está incluído nas atividades agropecuárias e pode continuar operando, desde que respeitados e implementados os cuidados devidos para prevenção da transmissão do novo coronavírus.

“É uma conquista importante e urgente. Esperamos que isso sirva de referência para outros estados também. A principal data do setor é o Dia das Mães e o final das vendas acontece de hoje até a próxima quarta-feira”, disse o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel Oliveira.

Segundo ele, a CNA e outras entidades do setor, criaram um comitê para discutir estratégias visando à retomada das atividades. As reuniões acontecem há seis semanas, em Holambra (SP), base produtiva de flores no Brasil.

Outro ponto fundamental para a recuperação dos produtores de flores e plantas ornamentais são medidas de apoio econômico. Nesse aspecto, Manoel Oliveira destaca que a CNA vem atuando para a definição de políticas agrícolas que contemplem custeio, incremento e a possibilidade de prorrogação de financiamentos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes