sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesCâncer de mama: avanços oferecem tratamentos menos agressivos e mais eficazes

Câncer de mama: avanços oferecem tratamentos menos agressivos e mais eficazes

Os avanços na medicina têm tornado o tratamento do câncer de mama mais eficaz, menos agressivo e personalizado, com terapias alvo-dirigidas, imunoterapia e técnicas como crioablação e biópsia líquida. Além disso, procedimentos minimamente invasivos e radioterapia mais precisa possibilitam preservar tecidos e reduzir efeitos colaterais. O acompanhamento multidisciplinar garante cuidado integral, favorecendo a recuperação e a qualidade de vida das pacientes.

Atenciosamente,

Câncer de mama: avanços oferecem tratamentos menos agressivos e mais eficazes

Mastologista destaca novas cirurgias, terapias modernas e o papel da equipe multidisciplinar na recuperação das pacientes

Imagem: Istock

Os avanços na medicina têm transformado o tratamento do câncer de mama, tornando-o mais eficaz e menos agressivo. Novas terapias, como medicamentos alvo-dirigidos e imunoterapia, têm mostrado resultados promissores. Isso permite que muitas mulheres tenham uma recuperação mais rápida e sem muitos efeitos colaterais.

“O câncer de mama vem sendo tratado de forma cada vez mais personalizada, com a utilização de recursos como a crioablação em tumores pequenos e de bom prognóstico, além do uso de biópsia líquida para detecção precoce de metástases. Também já há estudos avançados sobre micro RNA na pesquisa de casos iniciais”, explica o mastologista Darley Ferreira, professor do curso de Medicina da UNINASSAU Boa Viagem.

Além dos medicamentos modernos, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas também evoluíram. Atualmente, é possível preservar mais tecidos mamários sem comprometer a eficácia do tratamento. A radioterapia se tornou mais precisa, atingindo apenas as áreas necessárias.

“Atualmente, utilizamos procedimentos como a biópsia percutânea a vácuo, que permite retirar todo o tumor sem necessidade de cirurgia, e a crioablação no local do tumor, o qual evita grandes mutilações. Além disso, a radioterapia fast, realizada em menos sessões, reduz a radiodermite. Já a intraoperatória, conhecida como Eliot, pode ser aplicada durante o ato cirúrgico em tumores de até 2,5 cm”, destaca o especialista.

O acompanhamento multidisciplinar é essencial para o sucesso do tratamento. Médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos trabalham juntos para cuidar das saúdes física e emocional da paciente. Essa abordagem integrada aumenta a qualidade de vida e melhora os resultados a longo prazo.

Congresso de Medicina

Com a evolução da tecnologia em Medicina para descoberta de várias doenças, a UNINASSAU Recife promove o II Congresso Brasileiro de Medicina, nos dias 07, 08 e 09 de outubro. O tema dessa edição é “Desafios e avanços da Medicina moderna para o futuro da saúde”. Para se inscrever, basta acessar o link https://conheca.sereducacional.com/medicina-recife.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes