sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesCâmara de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

Câmara de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026

A Câmara Municipal de Natal aprovou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (26), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município para o exercício financeiro do ano de 2026.

 

🔎 A LDO estabelece quais serão as prioridades para o orçamento do ano seguinte, tendo como principal objetivo a orientação e a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela garante que as despesas estejam alinhadas com as metas do governo.

 

🔎 A LDO também define as regras para a gestão orçamentária e financeira, incluindo limites para gastos, critérios para distribuição dos recursos entre as diferentes áreas e a forma de controle dos gastos públicos. A importância é garantir transparência e eficiência na utilização dos recursos, além de assegurar que as ações governamentais atendam às necessidades da população de maneira eficaz e responsável.

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi enviada para a Casa Legislativa Municipal pela prefeitura de Natal com 25 emendas, das quais 19 foram consensuais.

 

O texto foi aprovado com a possibilidade da prefeitura remanejar até 40% do orçamento apenas através de decretos – sem pedir autorização para o Poder Legislativo – para qualquer área. Esse percentual, no atual exercício de 2025, é de 10% e exclui áreas como saúde e educação.

O projeto de lei foi aprovado, mas recebeu quatro votos contrários e duas abstenções.

 

Líder do governo na Casa, o vereador Aldo Clemente (PSDB), acredita que houve diálogo entre situação e oposição.

 

“Aprovamos uma lei com responsabilidade, com atenção à saúde, educação e assistência social”, disse.

 

Recesso

A sessão ordinária desta quinta-feira (26) foi a última do semestre na Câmara Municipal de Natal, que entra, a partir desta sexta (27), em recesso parlamentar.

 

Nesta sessão de encerramento do semestre, foram 33 projetos de lei. Além da LDO, outro destaque foi a aprovação do projeto que reajusta o salário da Guarda Municipal e do que muda a nomenclatura da corporação para Polícia Municipal.

 

O reajuste aos guardas municipais foi de 5,48%. O projeto, de autoria do Poder Executivo Municipal, tem efeito financeiro retroativo a partir de 1º de junho de 2025.

 

O percentual apontado no reajuste corresponde à recomposição da perda inflacionária acumulada nos últimos 12 meses.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes