sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesCaern pede 5,4%, mas ARSBAN reduz reajuste da conta de água para...

Caern pede 5,4%, mas ARSBAN reduz reajuste da conta de água para 0,63%

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN) aprovou um reajuste de 0,63% na tarifa de água e esgoto, um percentual significativamente inferior aos 5,4% solicitados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A decisão foi anunciada pelo analista de Regulação e Saneamento Básico da ARSBAN, Walter Fernandes, em entrevista à TV Tropical.

“O reajuste atestado pela agência até o momento está sendo de 0,63%”, afirmou Fernandes. Segundo ele, a análise levou em conta diversos fatores, incluindo despesas operacionais e investimentos planejados que não se concretizaram. “Em função disso, de alguns elementos e alguns compromissos que tinham sido projetados não se concretizaram”, explicou.

Walter Fernandes destacou que a ARSBAN tem a obrigação de garantir um reajuste que seja justo tanto para a Caern quanto para a população. “Nós temos o dever, com a sociedade que a gente representa, de dar a melhor tarifa possível”, afirmou.

 

A diferença entre o reajuste solicitado pela Caern e o percentual aprovado se deu após uma análise técnica detalhada da composição tarifária. “Nesse reajuste nós analisamos todo o processo de tarifar e toda a composição da tarifa”, explicou Fernandes. Ele acrescentou que a decisão levou em conta projeções econômicas e de investimentos. “As projeções que foram realizadas, econômicas ou de investimentos, não se realizaram, então nós precisamos fazer esse ajuste da tarifa”, disse.

 

A definição do reajuste será debatida em audiência pública, que ocorrerá nesta sexta-feira 14, às 9h, no auditório da Secretaria de Administração do Município, na Rua Santo Antônio, Cidade Alta. O evento será presencial, sem transmissão online. “A audiência vai ser exclusivamente presencial”, afirmou Fernandes.

A ARSBAN também esclareceu que consumidores que discordem dos valores cobrados na conta de água podem registrar reclamações junto à Caern. Caso a demanda não seja atendida dentro do prazo estabelecido, o consumidor pode procurar a ouvidoria da ARSBAN.

 

Walter Fernandes reforçou o papel da ARSBAN na fiscalização dos serviços de saneamento em Natal. “Esse é o nosso papel como agência reguladora, de cuidar desse serviço de saneamento básico e abastecimento de água em Natal”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes