quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioArtigosArtigo 03/11/2025 17:28 Artigo – “Missão Empresarial à China: Inovação...

Artigo 03/11/2025 17:28 Artigo – “Missão Empresarial à China: Inovação e Transformação Industrial”, por Roberto Serquiz

A recente missão empresarial organizada pelo Sistema FIERN à Canton Fair, na China, com a participação de 23 sindicatos, representou um marco no fortalecimento da indústria potiguar e cumpriu seu objetivo principal: proporcionar aos industriais do Rio Grande do Norte uma imersão no epicentro da inovação e dos avanços tecnológicos globais.

A China, hoje reconhecida como um dos maiores polos de transformação industrial do mundo, foi escolhida como destino por sua capacidade de integrar matérias-primas e transformá-las em produtos de alto valor agregado.

Essa concentração de inovação e tecnologia oferece lições valiosas para o desenvolvimento da indústria potiguar, especialmente no contexto da neoindustrialização, uma agenda que o Sistema FIERN tem promovido com vigor.

Durante a missão, ouvimos lições, conhecemos experiências, percorremos a maior feira da indústria mundial e identificamos diversas oportunidades para os mais variados setores, inclusive, com diversos negócios feitos. Por meio da nossa assessoria técnica, mapeamos ainda outras possibilidades concretas e parcerias, reforçando o papel estratégico da Federação em fomentar a competitividade e a modernização das empresas do estado.

A missão também incluiu o planejamento de uma reunião ampla, devolutiva, com os sindicatos que não puderam participar, aberta também aos filiados e à FIERN Jovem, como forma de disseminar as informações e o conhecimento adquirido. Essa etapa de pós-evento será fundamental para consolidar os aprendizados e planejar as próximas ações.

Muitos dos participantes destacaram o potencial transformador da China, mas também alertaram para a necessidade de maior proximidade e preparação estratégica para aproveitar as oportunidades que surgem nesse cenário global. Esses aprendizados serão essenciais para o amadurecimento das iniciativas futuras.

O projeto de internacionalização e inovação da Federação já tem mostrado resultados concretos. Aliás, o programa de meritocracia que envolve os sindicatos filiados já gerou diversos frutos, alcançando positivamente segmentos industriais. O Rio Grande do Norte, com sua vocação para setores como energia renovável e indústria de transformação, tem um enorme potencial para se beneficiar das lições aprendidas na China. A adoção de tecnologias avançadas e a busca por novos mercados podem impulsionar a geração de empregos e o crescimento econômico do estado.

Agora, o foco está no trabalho de pós-evento, que incluirá análises detalhadas e o planejamento para o próximo ano. A ousadia de levar nossos industriais ao coração da inovação global foi recompensada com qualificação para os empreendedores. Mostramos que precisamos sair da zona de conforto, pensar com otimismo e com ousadia e seguirmos firmes no compromisso de impulsionar a indústria potiguar rumo a um futuro mais inovador e competitivo.

Deu no Portal da Fiern
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes