quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioArtigosAnálise: "Crueldades do ditador sírio"

Análise: “Crueldades do ditador sírio”

Postado às 16h08 | 11 Dez 2024

 

Ney Lopes

A imprensa internacional tem publicado fatos desconhecidos sobre o ditador Bashar al-Assad, que governou 24 anos a Síria com “mão de ferro”.  Forças rebeldes o afastaram do poder. É importante que a opinião pública tome conhecimentos das crueldades praticadas.

O Sr. al-Assad, um oftalmologista treinado, herdou a presidência de seu pai, Hafez al-Assad, em 2000. Enquanto muitos dos ditadores do mundo árabe enfatizaram suas credenciais militares, o jovem al-Assad não tinha nenhuma para falar. Então ele aparecia de terno ao lado de sua elegante esposa britânica, Asma, ex-banqueira de investimentos.

Bashar al-Assad, usou armas químicas contra seu próprio povo durante a guerra civil do país, para a indignação e horror da comunidade internacional

Ney Júnior

Recordo, que o meu filho Ney Lopes Jr, à época Secretário para Assuntos Internacionais do governo do RN, no DF, viajou ao Oriente Médio, na comitiva da então governadora Wilma de Faria, que fora convidada pelo presidente Lula.  O ditador Bashar al-Assad, em Damasco, recebeu os brasileiros. Ao voltar, Ney Jr me fez observação sobre a suntuosidade da sala de recepção do Palácio Tishrin. Os rebeldes armados tomaram conta deste monumento a um reinado brutal.

Fortuna

A família do presidente deposto possui uma fortuna estimada entre 1 e 2 bilhões de dólares. Após a invasão, o palácio presidencial foi invadido e descoberta uma coleção de carros de luxo, incluindo modelos de MercedesPorsche, Ferrari e Audi. Além dos veículos, foram encontrados móveis luxuosos, obras de arte e até um arsenal com dezenas de submetralhadoras.

Este o verdadeiro retrato de um dos países mais pobres do mundo, por décadas governado por um ditador sem qualquer conexão com as necessidades populares. Acredita-se, que Assad possua uma propriedade avaliada em 6 milhões de libras, em Londres

A pergunta é se o ditador Bashar al-Assad será responsabilizado. Karen Pierce, embaixadora britânica na ONU, acredita que ”um dia, a Justiça será feita. Faremos nosso melhor para que isso ocorra o mais rápido possível”.

Hoje, o dia da Bíblia

Hoje, o dia da Bíblia, cujas origens ainda estão envoltas em mistério. Quando foi escrita? Quem a escreveu? A Bíblia é uma coleção de 66 livros e cartas escritas por mais de 40 autores ao longo de um período de cerca de 1.500 anos. A mensagem central de toda a Bíblia é a história de salvação de Deus.

Por volta de 300 a.C.: Todos os livros originais do Antigo Testamento hebraico foram escritos, coletados e reconhecidos como livros canônicos oficiais. Por volta de 45–100 d.C.: Os 27 livros originais do Novo Testamento grego são escritos. 600 d.C.: A Igreja Católica Romana declara o latim como a única língua das Escrituras.

Com mais de 2 bilhões de adeptos, o cristianismo é a maior religião do mundo. A Bíblia não inclui apenas textos judaicos como o Antigo Testamento, mas também um Novo Testamento escrito em grego. Quase todas as palavras citadas nos evangelhos são uma tradução, pois Jesus e seus seguidores falavam aramaico

As escrituras sagradas do judaísmo e do cristianismo estão contidas na Bíblia, que tem sido por muito tempo a fonte e árbitro mais disponível, familiar e confiável de ideais intelectuais, morais e espirituais no Ocidente

Hoje na história

1804 – Espanha declara guerra à Inglaterra.

1897 – Inauguração da Cidade de Minas, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte.

1993 – Eduardo Frei vence as eleições chilenas, depois do retorno da democracia.

2015 – É adotada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

1877- Morre o escritor brasileiro José de Alencar

Dia Mundial da Saúde Universal

Curtinhas

+ Vale a pena assistir na Netflix o documentário sobre Churchill e rever o filme “Eike”. Duas lições de vida.

 + Lei em SP proíbe dispositivos eletrônicos nas escolas a partir de 2025

+ O consagrado escritor potiguar Diógenes da Cunha Lima lança hoje o livro Dicionário Amoroso de Natal. No dia 17, o fotografo Canindé Soares faz também lançamento do seu livro “Retratos do RN”,

+ Justiça Eleitoral goiana condena governador Ronaldo Caiado por abuso de poder político, além de cassar chapa eleita na capital liderada por Sandro Mabel. Provável decisão seja reformada.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes