quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesA REENCARNAÇÃO CHEGA ÀS HQs

A REENCARNAÇÃO CHEGA ÀS HQs

00Itto Ogami é um Ronin, ou seja, um samurai que caiu em desgraça.

Vaga pelas terras do Japão feudal tendo de seu apenas o orgulho férreo, o rígido código de honra dos samurais, uma incrível habilidade com a espada, seu filho Daigoro e um terrível desejo de fazer justiça.

Conhecido como Lobo Solitário, Itto Ogami é o herói principal da saga japonesa em quadrinhos – chamados Mangá, no Japão – que durante vários anos foi publicado por editoras diferentes no Brasil. Essa última edição que chega ao seu último número, o 28, é da Panini Comics.

Os autores, Kazuo Koike e Goseki Kojima, traçam um vasto e rico painel do Japão feudal, com suas práticas, crenças, costumes e tradições, muitas vezes de difícil compreensão para nós, ocidentais.

Itto Ogami é o leal executor do Shogun, que por artes da traição do clã Yagyu na pessoa do seu chefe mestre Retsudo, perde cargo e esposa, morta violentamente. O samurai sobrevive junto com seu filho Daigoro.

A partir daí Ogami assume o caminho do Meifumadô, ou inferno dos budistas. Torna-se um Ronin, um guerreiro errante, tendo sempre em vista acertar as contas com mestre Retsudo, para assim limpar seu nome e sua honra.

No último episódio de uma série de milhares de páginas, ferido e pressentindo o fim, Ogami toma o filho Daigoro nos braços e apontando o rio, pergunta se ele sabe para onde aquelas águas correm. É o começo de um diálogo de caráter reencarnacionista e de profunda beleza poética.

O Samurai usa o rio como metáfora:

“O rio desemboca no mar e torna-se onda. Ondas grandes, ondas menores, elas vem e vão, vão e vem, muitas e muitas vezes sem cessar”. Ogami continua: “a vida dos seres humanos é como a onda. Eles nascem, vivem, morrem e nascem novamente”.

Pai e filho olham-se nos olhos: “Em breve o corpo do seu pai tornar-se-á um mudo cadáver. Mas a alma que há em mim é como a onda, jamais deixará de existir”.

Aquele homem duro está profundamente emocionado.

“Quando chegar a hora, minha alma partirá, ondulando pela correnteza, para desembocar na outra margem da vida, a fim de reencarnar. Meu corpo pode padecer, mas minha alma é indestrutível. Assim como a sua”. Pai e filho, companheiros de tantas aventuras, agora choram.

“Nossas almas são eternas e jamais serão destruídas pelo tempo. Não se abale caso veja o corpo de seu pai ao chão. Não recue, mesmo que minha pele venha a rasgar ou o meu sangue a jorrar”.

Ogami observa o rio sinuoso.

“Não tema ao ver meus olhos cerrados ou minha boca calada. Na próxima encarnação eu continuarei a ser o seu pai. E você ainda será o meu filho”.

E conclui, abraçando fortemente o filho contra o seu corpo:

“Nós somos e continuaremos a ser inseparáveis, eternamente pai e filho.”

Belíssimo, não? Os desenhos são um magnífico bico-de-pena que dão vida a um roteiro que valoriza a vida nos vilarejos e campos do Japão dos Shoguns e Samurais. Em uma palavra: obra-prima.

Aos que gostam de HQs, uma recomendação: procurem, urgentemente, nas bancas.

 

NATAL/RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes