terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Início Site

CREMERN promove evento inédito “Lipedema em Foco” para debater diagnóstico e tratamento multidisciplinar

0

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN) promove, no próximo mês, o evento “Lipedema em Foco”, um encontro científico que reunirá especialistas de diversas áreas para discutir os avanços no diagnóstico e no tratamento do lipedema, condição crônica que afeta majoritariamente mulheres e ainda é subdiagnosticada no Brasil.

O evento será realizado no auditório do CREMERN, em Natal, e é voltado exclusivamente para médicos. A coordenação é do cirurgião plástico Felipe Góis, delegado do CREMERN em Pau dos Ferros, e contará com a presença do presidente da instituição, Dr. Marcos Jácome.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 03 de março, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7HmsXiGJzSYTxt3IZnA9d-Px0Ek20FegErCNDHBURu7_DEA/viewform

A programação foi estruturada para abordar desde os conceitos básicos da doença e métodos diagnósticos por imagem até as abordagens terapêuticas mais complexas. Entre os temas em destaque estão o uso de análogos de GLP-1 no tratamento medicamentoso, a dieta anti-inflamatória, o papel da fisioterapia conservadora e pós-cirúrgica, além da atuação do angiologista e das possibilidades cirúrgicas.

 

PROGRAMAÇÃO

08h00 – Abertura Oficial

Composição da mesa

08h10 – Palestra: Conceitos básicos no entendimento do lipedema (40min)

Felipe Góis – Cirurgião Plástico / Delegado do CREMERN

09h00 – Painel 1: Bases do tratamento clínico e uso de análogos de GLP-1 (30min)

Tópicos: tratamento medicamentoso, fisioterapia e compressão

Palestrante: Dra. Larissa Pimentel – Endocrinologista

Mediação: Dr. Felipe Góis – Cirurgião Plástico

09h30 – Painel 2: Fisioterapia conservadora e pós-cirúrgica (30min)

Tópicos: sistema linfático, terapias manuais, tecnologias, manejo no POI e POT

Palestrante: Prof.ª Dra. Patrícia Froes Meyer, Ph.D. – Fisioterapeuta

Mediação: Kátia Viana de Morais – Nutricionista

10h00 – Intervalo

10h10 – Painel 3: Dieta anti-inflamatória (35min)

Palestrante: Kátia Viana de Morais – Nutricionista

Mediação: Dra. Larissa Pimentel – Endocrinologista

10h45 – Painel 4: Papel do angiologista no manejo do lipedema (40min)

Tópicos: assistência ao paciente e aspectos bioéticos

Palestrantes:

Dr. Guilherme Tarso – Angiologista

Dra. Cristiane Torralba Antonangelo – Angiologista

Mediação: Dr. Marcos Jácome – Presidente do CREMERN

11h25 – Painel 5: Tratamento cirúrgico no lipedema (20min)

Palestrante: Dr. Felipe Góis – Cirurgião Plástico

Mediação: Dr. Guilherme Tarso – Angiologista

11h45 – Apresentação do e-book “Lipedema Vida” e da respectiva ONG (5min)

Dr. Felipe Góis – Cirurgião Plástico

11h50 – Encerramento

Dr. Marcos Jácome – Presidente do CREMERN

Dr.Felipe Góis – Coordenador do evento

MP Militar pede ao STM perda dos postos e patentes de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros condenados por trama golpista

0

O Ministério Público Militar pediu nesta terça-feira (3) ao Superior Tribunal Militar (STM) que declare a perda dos postos e das patentes do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto.

 

🪖O posto é o grau hierárquico dos oficiais (como capitão e general) e representa o nível de autoridade que aquele militar ocupa na estrutura de comando. A patente é o documento que garante esse posto.

 

Com isso, na prática, caso o STM acolha as representações e condene os militares, eles serão expulsos das Forças Armadas.

 

No STM, esse tipo de ação leva, em média, seis meses para ser julgada. Os ministros vão avaliar se eles têm condições éticas de permanecer nas Forças.

 

A presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, afirmou que todas as representações vão seguir o devido processo legal, garantindo ampla defesa a todos os réus. A ministra assegurou que dará celeridade aos casos e marcará o julgamento assim que forem liberados pelos relatores.

 

Situação inédita

A ministra ressaltou o ineditismo do caso – é a primeira vez na história que a Corte vai analisar um caso envolvendo crime contra a democracia. Maria Elizabeth afirmou que o julgamento vaI criar um paradigma e uma jurisprudência que definirá o entendimento do tribunal em relação à preservação e manutenção do Estado Democrático de Direito.

 

“Por cima das fardas exigem uma toga, uma toga invisível. Eles não fazem mais parte do Alto Comando [do Exército], não frequentam quartéis, são magistrados. Se espera que ajam com imparcialidade”, disse.

 

“Todos nós aqui estamos por indicação política. Há indicação política e se espera do magistrado correção, imparcialidade e que ele honre a toga. É isso que a República está aguardando . Esse tribunal enfrentou o regime militar , claro que capitulou, mas também enfrentou. Esse tribunal tem jurisprudência edificante”, completou.

Desdobramento de decisão do STF

A ação é um desdobramento da condenação do ex-presidente e seus aliados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na chamada trama golpista.

 

O Supremo entendeu que Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército, liderou uma organização criminosa que agiu para mantê-lo no poder mesmo após a derrota nas eles de 2022.

 

O grupo foi condenado a penas de 19 anos a 27 anos e três meses de prisão, por crimes como golpe de estado, tentativa de abolição violeta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

 

📃A Constituição prevê a declaração de indignidade para o oficialato para o militar que for condenado com uma pena restritiva de liberdade individual superior a dois anos e com decisão transitada em julgado (sem chance de recursos). A punição é a perda de posto e patente.

 

Cada representação no STM foi distribuída, por sorteio, para um relator diferente, o que poderá impactar o desfecho para o pedido do MP Militar. A tendência, no entanto, é que as ações sejam julgadas de forma conjunta.

 

Relatores

Conforme o sorteio realizado, o caso de Bolsonaro terá como relator o ministro brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, militar da Aeronáutica que foi indicado para o STM pelo ex-presidente Michel Temer. A revisora será a ministra Verônica Abdalla.

Possível eleição indireta no RN terá votos abertos de deputados, diz presidente da Assembleia

0

A possibilidade de o Rio Grande do Norte contar com duas eleições para governador em um mesmo ano foi um dos principais temas discutidos na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira (3).

Caso a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB) de fato renunciem em abril para se candidatarem a cargos legislativos – intenção já confirmada por ambos – a Assembleia precisará eleger um novo governador e vice para um mandato-tampão até janeiro de 2027.

A eleição será indireta, com votos dos 24 deputados estaduais.

 

Questionado sobre o assunto, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) afirmou que o assunto ainda é uma conjectura, mas já definiu que os votos dos deputados serão abertos, ou seja, sem votação secreta.

“Diante dessa possibilidade, durante o mês de janeiro, eu me debrucei sobre esse assunto com a nossa procuradoria. Será feito um projeto de lei com as diretrizes desta eleição. Se isso vier acontecer, nós temos que esperar”, disse o parlamentar.

“A assembleia só se manifesta se houver a vacância. Nós teríamos como eleitores os 24 deputados. E poderia ser candidato qualquer cidadão filiado a um partido que tenha mais de 35 anos, com conduta ilibada. Seria feita uma chapa de governador e de vice-governador, porque nós teríamos a vacância dupla e a eleição se daria aqui na Assembleia”, afirmou.

Ezequiel ainda evitou confirmar se iria ou não assumir o governo interinamente em caso de dupla vacância, já que é o terceiro na linha sucessória. O presidente também apontou que a eleição poderia ser conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ibanez Monteiro.

Também presente à sessão de abertura do ano legislativo, o desembargador não quis conceder entrevistas.

Líder diz que saída da governadora ainda é discutida

Líder do governo na Assembleia, o deputado Francisco do PT (PT) declarou que o partido tem um pré-candidato à eleição indireta, que é Carlos Eduardo Xavier, atual secretário de Fazenda do estado, Cadu, como é conhecido, também seria candidato nas eleições de outubro.

Por outro lado, Francisco afirma que a saída da governadora Fátima Bezerra do cargo de governadora ainda é discutida pelo partido.

“É hipótese porque isso aí precisa de uma decisão final. A governadora Fatima é pré-candidata ao Senado, mas evidentemente esses diálogos ainda estão em andamento e não tenho dúvida do senso de responsabilidade que a governadora tem e do compromisso com o povo do Rio Grande do Norte em relação ao futuro do nosso estado, especialmente nesse final de governo”, afirmou o parlamentar.

Líder da oposição candidato ‘técnico’

Líder da oposição, Tomba Farias (PL) considerou que a possibilidade da eleição indireta está no centro das principais discussões políticas do estado, mas considerou que ainda há muitas incertezas sobre o assunto.

Tomba afirmou que além da governadora, o próprio vice-governador Walter Alves (MDB) ainda pode desistir da renúncia ao cargo. Porém, caso a dupla vacância seja confirmada, ele defende a eleição de um “técnico” – uma pessoa de fora do mundo político.

“A sugestão e a unanimidade dentro do partido é que seja uma pessoa de consenso e que seja um técnico. Uma pessoa de credibilidade para adotar mudanças necessárias. Para tomar medidas com cargos, com cortes. O político não vai querer tomar (essas medidas) porque é ano eleitoral, tem que ser um técnico que tome medidas amargas para ajustar o estado, para ser pelo menos um começo”, considerou.

Cadu Xavier confirma pré-candidatura

Representando a governadora na solenidade de abertura do ano legislativo, o secretário de Fazenda Cadu Xavier confirmou que é pré-candidato do partido nas eleições em outubro, mas também se colocou à disposição para disputar a eleição indireta.

De acordo com ele, se o vice-governador de fato não assumir o governo em abril, o PT considera que tem direito de “concluir” o mandato de Fátima.

“A proposta nossa, nesse momento, é manter as políticas do governo da professora Fátima, fazer as entregas que temos e seguir dando prioridade ao pagamento dos servidores, mantendo calendário de pagamento, encerrando o mandato da governadora que se iniciou em 2019. E assim, concorrer à reeleição, se for o caso, para o mandato a partir de 2027”, declarou.

Hermano confirma convite para ser vice de Allyson

Antigo apoiador do governo, o deputado Hermano Morais (PV) confirmou que deverá voltar para o MDB, partido do vice-governador Walter Alves, e disse ainda que foi convidado para ser vice-governador na chapa que deverá ser encabeçada pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).

“Estou aguardando a oficialização da pré-candidatura do prefeito Allyson, de Mossoró, que deve ocorrer nesses próximos dias”, pontuou.

Prefeitura de Mossoró diz que vai suspender contratos com empresas investigadas pela PF

0

A Prefeitura de Mossoró confirmou nesta terça-feira (3) que vai suspender os contratos com as empresas fornecedoras de medicamento investigadas pela Polícia Federal em um suposto esquema de desvio de recursos públicos federais e fraudes em processos de licitação de saúde.

A operação Mederi, deflagrada na manhã da última terça-feira (27) também cumpriu mandado de busca e apreensão contra o prefeito da cidade, Allyson Bezerra (União Brasil). Ele negou qualquer irregularidade.

A desclassificação das empresas em um pregão realizado no dia 19 de janeiro foi recomendada pelo procurador geral do Município de Mossoró, Tales Pinheiro Belém. Juntas, as empresas DisMed e Drogaria Mais Saúde tinham vencido lotes lotes que somavam mais de R$ 570 mil.

O g1 não conseguiu contato com as empresas.

Na recomendação, o procurador considerou que seria “irrealista” esperar que as empresas cumprissem suas obrigações de fornecimento contínuo de medicamentos com seus principais dirigentes proibidos de gerir seus negócios e acessar as suas instalações.

Ele ainda ressaltou que as distribuidoras de medicamentos, bem como os sócios, tiveram sequestros de bens e valores superior a R$ 13 milhões.

 

Belém diz que permitir o prosseguimento das empresas em procedimentos licitatórios em andamento, “comprometeria irremissivelmente a transparência e a probidade exigidas em toda contratação pública” e poderia configurar improbidade administrativa.

 

Em nota, a prefeitura afirmou que vai adotar as recomendações administrativas para cancelamento do registro nas atas de registro de preços, bem como desclassificação das empresas dos processos licitatórios em andamento no município.

 

“As medidas recomendadas pela PGM encontram-se fundamentadas na legislação vigente e decorrem da necessidade de resguardar a segurança jurídica da gestão pública e o interesse público, especialmente no que se refere aos contratos e procedimentos licitatórios relacionados ao fornecimento de medicamentos”, disse o município em nota.

A operação

A operação deflagrada na semana passada cumpriu 35 mandados de busca e apreensão no estado Rio Grande do Norte. As prefeituras alvos de medida foram Mossoró, Serra do Mel, Tibau, Paraú, São Miguel e José da Penha — todas na região Oeste potiguar.

A Dismed, empresa investigada no processo, informou que confia que o esclarecimento técnico e documental vai mostrar a “inexistência de qualquer conduta criminosa”. A empresa citou que tem histórico de atividade “lícita, fiscalizada e amplamente reconhecida no mercado, sem histórico de irregularidades”.

Sobre os “supostos diálogos” citados no processo, a defesa informou que aguarda o acesso integral aos autos “a fim de proceder à análise técnica do conteúdo, de sua existência, contexto e legalidade, observando-se rigorosamente as garantias constitucionais”.

Como funcionava o esquema, segundo PF

Em uma das transcrições colocadas na decisão judicial, dois empresários explicam o que chamam de “matemática de Mossoró”.

Na conversa, eles citam um possível pagamento de propina ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, um dos investigados na operação.

Na transcrição do áudio captado em uma das empresas investigadas, os empresários citam um contrato em Mossoró com uma ordem de compra de R$ 400 mil e que, desse total, R$ 200 mil dos produtos seriam entregues oficialmente.

Dos R$ 200 mil que não serão entregues, os empresários citam que:

 

R$ 100 mil seriam de propina, sendo R$ 60 mil desses para Allyson Bezerra, o que significaria 15% do total do contrato;

R$ 70 mil seriam de comissão dos sócios;

R$ 30 mil seriam das empresas.

Na decisão, o desembargador federal Rogério Fialho Moreira diz que os trechos revelam um esquema montado para o recebimento de propina. O prefeito Allyson Bezerra e o vice dele, Marcos Antônio Bezerra de Medeiros, estariam no topo do esquema.

“Nesse trecho da representação, a autoridade policial revela a posição que cada investigado ocupa na estrutura descrita pelos diálogos captados. No topo, estariam os agentes políticos — Allyson Leandro Bezerra Silva e Marcos Antônio Bezerra de Medeiros — que, segundo as conversas captadas, receberiam propina em percentuais definidos sobre os contratos”, citou a decisão.

Marcos Medeiros, vice-prefeito de Mossoró desde 2025, chegou a ocupar o cargo de secretário interino do Fundo Municipal de Saúde de Mossoró, órgão central citado no esquema, em dezembro de 2022.

No nível intermediário do esquema, segundo a decisão judicial, estavam três gestores administrativos , “que garantiriam as condições institucionais para funcionamento do sistema”, e no nível operacional dois fiscais e gestores de contrato, que “viabilizariam concretamente as entregas parciais mediante atestados”.

Os dois empresários que citam Allyson Bezerra nas conversas são, segundo a decisão, os responsáveis por operacionalizar o esquema no âmbito privado.

 

Contratos com a mesma empresa

A decisão cita que os volumes pagos pela Prefeitura de Mossoró a uma das empresas envolvidas, entre os anos de 2021 e 2025, foram superiores a R$ 13,5 milhões. O levantamento é baseado em dados do TCE-RN. Mossoró foi, assim, a principal remetente de recursos à empresa.

 

“O volume de recursos públicos envolvidos, somado ao volume de dinheiro em espécie sacado pelas empresas, por si só, já constituiria circunstância digna de suspeita acerca da licitude da relação mantida com o ente municipal”, citou a decisão.

O desembargador reforçou que tal suspeita é reforçada pela proximidade política entre Allyson Bezerra e um dos sócios da empresa, que tem fotos juntos nas redes sociais.

Esquema em sigilo, cita empresário

A transcrição cita ainda que um dos empresários diz que o prefeito tenta manter o esquema em sigilo no âmbito municipal. Segundo a decisão, ele chega a debochar do gestor.

“O problema porque é o seguinte: os cara… [inaudível]…se eu fosse prefeito, meus funcionários por exemplo… ‘ah, esse prefeito é ladrão, quem rouba é ele, pode falar, não me importa não!’ Aí os cara é um cuidado, não porque ninguém pode saber não….” [sic], diz um dos empresários.

Na decisão, o juiz cita que, “além do contexto geral do diálogo fazer referência à participação de Allysson Bezerra nos esquemas de corrupção, a assertiva revela o cuidado que este demonstra para se manter oculto nos esquemas de corrupção”.

O nome do prefeito e do vice de Mossoró são citados ainda em diálogos referentes ao planejamento para futuro favorecimento de uma possível campanha do vice para concorrer à prefeitura de Mossoró.

Nos diálogos, segundo a decisão, “o grupo arquiteta a divisão de valores de propina, a fim de que sejam acumulados para eventual financiamento de campanha”.

A decisão cita que um dos sócios da empresa investigada tem relação direta com o vice-prefeito de Mossoró, o que foi constatado através da troca de mensagens e ligações.

 

Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre

0

Agência Brasil

Estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (3). O prazo segue até a próxima sexta-feira (6).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.

O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.

Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Classificação

De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultado

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Carnaval 2026: Confira o que abre e o que fecha no comércio de Mossoró

0

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) e o Sindivarejo divulgaram as diretrizes para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante o período de Carnaval em 2026. As alterações seguem o que foi estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, priorizando feriados compensatórios e o descanso dos trabalhadores.

Confira abaixo o guia completo:

🛍️ Comércio de Rua e Centro

O comércio tradicional terá paradas estratégicas, especialmente na segunda e na terça-feira.

  • Sábado (14/02): Funcionamento em horário normal.

  • Domingo (15/02): Fechado.

  • Segunda-feira (16/02): Fechado (Feriado do Dia do Comerciário).

  • Terça-feira (17/02): Fechado (Data compensada pelo feriado de 30 de setembro).

  • Quarta-feira (18/02): Reabre em horário normal.

🛒 Supermercados

Os supermercados mantêm uma escala mais flexível para atender a população, mas também param na segunda-feira.

  • Sábado (14/02): Horário normal (das 7h às 22h, conforme a rede).

  • Domingo (15/02): Funcionamento reduzido, até as 13h.

  • Segunda-feira (16/02): Fechado (Dia do Comerciário).

  • Terça-feira (17/02): Horário normal (7h às 22h).

  • Quarta-feira (18/02): Horário normal.

🏢 Partage Shopping Mossoró

O shopping segue horários diferenciados, mantendo as áreas de lazer e alimentação ativas quase todos os dias.

  • Sábado (14/02): Lojas e Praça (10h às 22h).

  • Domingo (15/02): Lojas (14h às 20h) | Alimentação (11h às 22h).

  • Segunda-feira (16/02): Lojas fechadas | Alimentação e Lazer (11h às 22h).

  • Terça-feira (17/02): Lojas e Alimentação (10h às 22h).

  • Quarta-feira (18/02): Lojas (12h às 22h) | Alimentação (11h às 22h).

🏦 Bancos e Repartições Públicas

  • Bancos: Não haverá expediente na segunda (16) e na terça (17). O atendimento retorna na Quarta de Cinzas (18), a partir das 12h.

  • Serviço Público: A Prefeitura de Mossoró decretou ponto facultativo de segunda a quarta-feira (até as 12h), mantendo apenas os serviços essenciais (saúde de urgência e segurança).

Nota: A segunda-feira de Carnaval é tradicionalmente reservada para a celebração do Dia do Comerciário em Mossoró, conforme antecipação prevista em acordo sindical.

Inscrições para concurso do TCE serão encerradas nesta quarta-feira, 4

0

As inscrições do concurso do Tribunal de Contas do Estado do (TCE/RN) serão encerradas às 18h desta quarta-feira, 4 de fevereiro. Os interessados devem acessar o seguinte link, disponibilizado pelo Cebraspe, banca organizadora do certame: https://www.cebraspe.org.br/concursos/TCE_RN_25

O concurso oferece 55 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para os cargos de Auditor de Controle Externo, Analista Administrativo, Médico e Técnico-administrativo.

As provas para o cargo de Auditor de Controle Externo estão previstas para o dia 11 de abril. Já os candidatos aos cargos de Analista Administrativo, Médico e Técnico-administrativo farão as provas no dia 12 de abril.

As regras, requisitos e etapas do concurso estão detalhadas no edital, disponível no site institucional do Tribunal, por meio do link https://tce.rn.gov.br/Transparencia/Programacaoservidores2025, onde também estão sendo publicadas retificações, comunicados e atualizações sobre o certame.

Policial rodoviário federal aposentado morre em troca de tiros durante assalto na Grande Natal

0

Um confronto armado durante um assalto terminou na morte de um policial rodoviário federal aposentado na noite desta segunda-feira (2), no distrito de Arenã, zona rural de São José de Mipibu, região metropolitana de Natal. A ocorrência também resultou na morte de um dos assaltantes e na prisão de um segundo suspeito na manhã desta terça-feira (3).

O Confronto e o Resgate do Veículo

A vítima foi identificada como Antônio Fernandes Ferreira, de 68 anos, conhecido como Fernando Delfino. De acordo com a 8ª Companhia Independente da PM, seis criminosos invadiram uma granja e renderam a esposa e a filha do policial, exigindo a entrega de sua arma de fogo.

Antônio não estava na residência no momento da invasão. Ao chegar minutos depois, percebeu a ação e reagiu, iniciando uma troca de tiros. O policial foi atingido e morreu no local. Os criminosos fugiram levando uma caminhonete Strada, que foi recuperada pelas equipes policiais ainda durante a noite.

O desfecho do crime mobilizou as forças de segurança da região. Um dos assaltantes foi baleado pelo policial durante o confronto. Ele foi abandonado pelos comparsas no Hospital de Monte Alegre, onde não resistiu aos ferimentos.

No início da manhã desta terça (3), um homem de 35 anos foi preso. Com ele, a polícia apreendeu munições e uma arma de fabricação caseira.

Legado na PRF

Natural de Recife, Antônio Fernandes Ferreira ingressou na Polícia Rodoviária Federal em 1979. Ao longo de décadas de serviço, ocupou cargos de relevância, incluindo a chefia da 1ª Delegacia da PRF-RN.

Em nota oficial, a corporação lamentou a perda:

“Sua partida deixa um vazio na instituição, onde era reconhecido pelo profissionalismo e comprometimento. A PRF manifesta solidariedade e destina o sincero desejo de conforto aos familiares, amigos e colegas neste momento de luto.”

Confira a nota na íntegra:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) manifesta profundo pesar pelo falecimento do inspetor aposentado Antônio Fernandes Ferreira — carinhosamente conhecido por colegas e amigos como Fernando Delfino —, ocorrido na noite desta segunda-feira (02/02/2026), em sua propriedade rural no Arenã, em São José de Mipibu (RN).

Segundo apuração, a residência do servidor foi invadida por seis criminosos armados. A família foi mantida refém enquanto o grupo aguardava o retorno do inspetor, com o objetivo deliberado de subtrair o armamento pessoal do policial.

Ao chegar à propriedade, o Inspetor Fernandes reagiu à abordagem em legítima defesa de seus familiares, o que resultou em um confronto direto. Lamentavelmente, o servidor foi atingido e faleceu no local. A reação do servidor também atingiu um dos agressores, que, após ser abandonado pelo grupo no Hospital Municipal de Monte Alegre, teve sua morte confirmada.

Após subtraírem duas espingardas e uma pistola, os criminosos fugiram no veículo do servidor, que foi localizado e recuperado pouco tempo depois. Em resposta rápida e coordenada, diligências conjuntas entre a PRF e a Polícia Militar resultaram na prisão de um segundo envolvido. As buscas prosseguem de forma ininterrupta em toda a região para capturar os demais integrantes da quadrilha.

Neste momento de dor extrema, a PRF presta total assistência à família enlutada e reafirma o luto pela perda de um profissional que dedicou a vida à proteção da sociedade brasileira. Sua partida violenta representa uma lacuna irreparável para esta instituição e para a segurança pública nacional.

RN recebe novo imunizante para prevenir infecções respiratórias em bebês

0

Os recém-nascidos e crianças prematuras do Rio Grande do Norte agora passam a contar com um novo meio de prevenção contra a infecções respiratórias graves. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, nesse fim de janeiro, a primeira carga do Niservimabe, um anticorpo desenvolvido para a prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é principal causa de bronquiolite e pneumonia em recém nascidos, lactentes e crianças prematuras.

São mais de 410 doses do imunizante, divididas entre 0,5 ml e 1 ml, que serão destinadas a crianças prematuras (nascidas com menos de 36 semanas e seis dias), e crianças com menos de dois anos que tenham as seguintes comorbidades: cardiopatia congênita, imunocomprometidos graves (inato ou adquirido), fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, doença pulmonar crônica (broncodisplasia), síndrome de Down e doença neuromuscular.

O anticorpo deve ser administrado nas unidades de saúde da rede SUS, como maternidades, CRIES, CIIES e demais unidades de saúde, conforme a demanda.

O Niservimabe se soma à vacina contra bronquiolite, que começou a ser aplicada em gestantes potiguares na primeira quinzena de dezembro de 2025. Mais de 7 mil grávidas já tomaram a dose do imunizante no estado, que recebeu pouco mais de 17 mil doses, em menos de dois meses.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no ano passado em crianças abaixo de 2 anos foram registrados 243 casos de bronquiolite que se tornaram uma ocorrência de síndrome respiratória aguda grave, resultando em três óbitos.

Município de Mossoró é condenado a implementar programas de integridade e fiscalização

0

Após o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) ajuizar uma ação civil pública, a 1ª Vara do Trabalho de Mossoró condenou o município local por falhas sistemáticas e históricas na fiscalização de seus contratos de prestação de serviços.

A decisão reconheceu que a omissão do poder público resultou em graves violações aos direitos dos trabalhadores terceirizados, incluindo atrasos salariais recorrentes, ausência de depósitos de FGTS e até indícios de ingerência político-partidária nas contratações.

Condenações e Obrigações

A sentença determinou a adoção de medidas que visam uma mudança estrutural da gestão pública. Assim, o Município de Mossoró deve implementar, em até 180 dias, um programa de integridade e práticas de acordo com as leis, com canais de denúncia e monitoramento de riscos. Também deverá atualizar o manual de fiscalização de contratos; adotar medidas para evitar conflitos de interesse e impedir indicações políticas nas terceirizações; e cobrar das empresas os valores que a Prefeitura pagou nos últimos 5 anos por condenações ligadas a irregularidades.

Além disso, o Município foi condenado a pagar uma indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 50 mil, a ser revertido em benefício de projetos sociais locais.

Posicionamento Institucional

O procurador do Trabalho Afonso de Paula Pinheiro Rocha, responsável pelo caso, ressalta que a sentença serve de alerta para todos os municípios potiguares sobre a importância de profissionalizar a gestão de contratos:

“O MPT atua na promoção da melhoria das rotinas de fiscalização contratual dos entes públicos, pois é a melhor maneira de prevenir fraudes trabalhistas na ampla rede de contratos que o poder público firma, e tem foco no trabalho humano. O MPT continuará a atuar para que a fiscalização contratual de todos os municípios não seja algo meramente formal e protocolar”.

“Continuaremos monitorando o cumprimento da sentença e utilizando este precedente para incentivar que outras prefeituras adotem boas práticas de fiscalização contratual e prevenção de ilícitos trabalhistas em suas redes contratuais. O objetivo é garantir que os recursos dos municípios não sejam utilizados para pagar por condenações das empresas contratadas e, principalmente, que o trabalhador tenha seus direitos preservados e o serviço prestado à sociedade não seja prejudicado”, frisa Afonso Rocha, coordenador Nacional da Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública no MPT.

Confira a decisão aqui