domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLula terá maior tempo de propaganda na TV

Lula terá maior tempo de propaganda na TV

Com a definição dos candidatos e das coligações que vão disputar a Presidência da República, já é possível estimar o tempo que cada postulante ao Palácio do Planalto terá de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, que será exibido entre 26 de agosto e 29 de setembro, no primeiro turno, em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos. Além disso, também há inserções de 30 e de 60 segundos ao longo da programação das emissoras.

O candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, cujo partido está coligado a outras nove legendas (PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV), terá o maior tempo, de aproximadamente 3 minutos e 20 segundos. Quanto mais representantes eleitos as siglas têm, maior o tempo de propaganda.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com o segundo maior tempo. Sua coligação, que inclui outros dois partidos – Progressistas e Republicanos – terá 2 minutos e 40 segundos em cada um dos blocos diários de propaganda.

-Publicidade-

Coligada ao PSDB e Cidadania, a senadora Simone Tebet (MDB) terá o terceiro maior tempo: 2 minutos e 16 segundos. O total ainda poderá ser alterado porque o Podemos, que ainda não fez a convenção, sinalizou apoio à candidatura da emedebista.

A senadora Soraya Thronicke (UB), que disputará a eleição em chapa pura, ficou em quarto lugar, com 2 minutos e 7 segundos. O União Brasil resultou da fusão do PSL e DEM.

O pedetista Ciro Gomes também não conseguiu se coligar e conta apenas com sua sigla. Seu tempo estimado é de 50 segundos. Os demais candidatos também têm tempo abaixo de um minuto.

Confira o tempo estimado de TV de cada candidato:

Lula (PT): 3 minutos e 20 segundos

Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 40 segundos

Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 16 segundos

Soraya Thronicke (UB): 2 minutos e 7 segundos

Ciro Gomes (PDT): 50 segundos

Luiz Felipe d’Avila (Novo): 19 segundos

Eymael (DC): 8 segundos

Vera Lúcia (PSTU): 7 segundos

Sofia Manzano (PCB): 7 segundos

Leonardo Péricles (UP): 7 segundos

O cálculo do tempo de cada candidato

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de responsabilidade das legendas, federações e coligações. Do total da propaganda eleitoral gratuita, 90% são distribuídos proporcionalmente conforme o número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação para as eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que a integrem;  e 10% distribuídos igualitariamente.

O tempo exato de cada candidato deverá ser definido em 18 de agosto, numa reunião organizada pelo TSE para acertar detalhes  do pool de emissoras que será formado para transmitir o horário eleitoral gratuito.

Durante o período de exibição, as terças-feiras, quintas-feiras e sábados serão reservadas aos candidatos à Presidência. As propagandas dos candidatos aos demais cargos são exibidas nos horários eleitorais dos outros dias da semana.

O horário eleitoral gratuito será exibido às 13h e às 20h nos canais de televisão. Nas emissoras de rádio, as exibições serão às 7h e às 12h.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes