sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesFátima participa do lançamento do Plano Nacional de Imunização e cobra um...

Fátima participa do lançamento do Plano Nacional de Imunização e cobra um calendário para início das ações

A governadora do Estado, Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (16), da solenidade no Palácio do Planalto, para a apresentação pelo Governo Federal do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra o Covid-19. “Neste momento, quando temos crescimento da pandemia em todo o país, se faz necessário celeridade na execução do Plano Nacional de Imunização. Toda a luta que vínhamos fazendo para que o Governo Federal assumisse a coordenação plena do Plano teve eco e hoje o Planalto assume formalmente perante o país que vai coordenar a imunização, em parceria com estados e municípios”.

A governadora, considerou positivo o fato do Governo Federal anunciar a aquisição de todas as vacinas que tenham o respaldo técnico e científico da Anvisa e da edição de uma Medida Provisória para garantir recursos à logística de distribuição e armazenamento, entretanto, registrou que sentiu a ausência de um calendário e de um cronograma para a vacinação. “Faltou algo muito importante, o calendário, as datas. Repito, precisamos ter celeridade para o início do processo de vacinação no Brasil”

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello disse que as vacinas adquiridas serão repassadas aos estados que irão distribuir aos municípios. Os municípios serão os responsáveis pela aplicação. Pazuello informou que o Governo Federal vai comprar vacinas aos laboratórios produtores que forem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além das vacinas, também estão sendo adquiridos agulhas, seringas e equipamentos de refrigeração para conservação das vacinas.

O ministro afirmou que a partir desta quinta-feira (17), o Ministério da Defesa, através dos Comandos Regionais das Forças Armadas, iniciará os contatos com os estados para a execução do Plano. Segundo Pazuello o Governo Federal negociou a aquisição de 300 milhões de doses da vacina. “Estamos no caminho certo para estabilizar o país com a vacina”, explicou. O Governo Federal anunciou ainda a liberação ainda esta semana, através de Medida Provisória, R$ 20 bilhões para a distribuição e conservação das vacinas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes