quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioBrasilAlexandre de Moraes determina que governo divulgue dados acumulados de covid-19

Alexandre de Moraes determina que governo divulgue dados acumulados de covid-19

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (8), que o Ministério da Saúde volte a divulgar o número total de casos confirmados e de mortes por covid-19 diariamente, no site da pasta.

A decisão do ministro se deu em cima de um pedido de liminar na  Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 690, protocolada por Rede Sustentabilidade, Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), no sábado (6), no STF.

As siglas defenderam que a omissão dos dados acumulados violam preceitos fundamentais da Constituição Federal e obstruem o acompanhamento da evolução da doença, dificultando a elaboração de políticas públicas sanitárias.

Ao deferir a solicitação de liminar, Moraes afirmou que o status constitucional da publicidade e da transparência obriga o Estado a divulgar as informações necessárias à população.

“A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a Sociedade”, defendeu Moraes.

Desde o dia 4 de junho, o governo vinha divulgando apenas os casos confirmados e os óbitos registrados nas últimas 24 horas. Ainda antes, passou a atrasar o horário da divulgação das informações: primeiramente divulgado por volta das 16h passou depois para as 19h.

Depois, para após às 22h. “Acabou matéria no Jornal Nacional“, disse Jair Bolsonaro, admitindo o interesse em retirar dos telejornais da noite o impacto do avanço da pandemia.

Ainda nesta segunda-feira, pouco antes da decisão de Moraes, a pasta recuou e anunciou que voltaria a divulgar também os números acumulados. Até 18h30 desta segunda-feira, no entanto, o Painel Covid-19, site da pasta responsável pela divulgação dos dados, informava apenas os casos das últimas 24 horas.

 

Brasil de Fato 8

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes