A Operação Mederi, deflagrada ontem, 27 de janeiro de 2026, terá influência direta nas eleições no Rio Grande do Norte, deste ano. No centro das investigações estão o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra e o vice-prefeito, Marcos Dantas, como dirigentes principais de possíveis atos de corrupção. O primeiro é candidato a governador e o segundo o seu substituto como prefeito de Mossoró.
A Operação Mederi foi desencadeada pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público , o que confere credibilidade ao processo, que atingiu em cheio a imagem do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Deve-se esclarecer que o procedimento está em fase de apuração, e não de denúncia. Entretanto, enquanto a Polícia Federal trabalha com dados, notas fiscais e quebras de sigilo, Alysson Bezerra afirma ser vítima de perseguição, “quando sua liderança ameaça as estruturas tradicionais do poder.”
O fato é que Allyson lidera as pesquisas eleitorais para o Governo do Estado, mas sua candidatura poderá ser comprometida com essas acusações, embora ainda esteja distante o dia da eleição. Até o momento ele é considerado culpado, mas a investigação costuma comprometer o cidadão que passa de suspeito a culpado. Mas, Allyson corre o risco de ser denunciado durante o processo eleitoral, destruindo sua candidatura a governador do Estado.
A decisão da investigação foi de um desembargador federal, e não de um juiz, o que implica no envolvimento de portador de foro privilegiado no processo, no caso, o prefeito de Mossoró. Isso, certamente, terá efeito negativo na imagem do candidato. Entrar no processo eleitoral sob investigação significa grande prejuízo para quem disputa um cargo eletivo. É ruim para um candidato precisar estar sempre se explicando. Tudo que aconteceu, até o momento, é apenas a ponta e um iceberg, algo inicial, que poderá se transformar em furacão, quando a Polícia Federal iniciar a análise de todo o processo.
Embora Allyson sempre tenha evitado anunciar sua candidatura a governador, a Operação Mederi compromete o fortalecimento desse projeto. Até o momento, nenhum apoiador do projeto de Allyson Governador emitiu declaração de apoio ao prefeito de Mossoró. Supondo que o prefeito Allyson consiga provar ser inocente em todas as acusações que lhe são atribuídas, mesmo assim, será difícil superar o prejuízo eleitoral a que está sendo submetido. Por melhor que sejam, seu marketing político e sua assessoria jurídica, haverá dificuldades em manter sua vantagem eleitoral.
Tudo isso está contido em um quadro político atual. A partir de agora fica a expectativa do que poderá acontecer nas próximas horas ou nos próximos dias..




