MEDERI
Do empresário Oseas Monthalggan, da DISMED, em diálogo interceptado pela Polícia Federal sobre a divisão da propina: “Quinze do homem e dez disso aí, vezes vinte e cinco por cento”. “Ah, esse prefeito é ladrão, quem rouba é ele, pode falar, não me importa não!”
DINARTE
Segundo relato investigativo do jornalista Dinarte Assunção, os pontos centrais na investigação sobre o prefeito Allyson Bezerra incluem Os pontos centrais levantados pelo trabalho jornalístico e pela PF incluem: 1) A “Matemática de Mossoró”: Diálogos interceptados revelam empresários discutindo o pagamento de propinas que chegariam a 15% do valor dos contratos para o prefeito;
DINARTE II
2) Fraudes Licitatórias: Direcionamento de certames para favorecer a DISMED em troca de vantagens ilícitas; 3) A Operação Maderi: A deflagração desta fase ostensiva busca confirmar se os desvios serviram para alimentar um projeto político de poder regional e estadual.
TERGIVERSAÇÃO
A Polícia Federal trabalha com dados, notas fiscais e quebras de sigilo, mas Alysson adotou o tom da “perseguição política”, declarando surpresa pela operação ocorrer justamente em um ano eleitoral, “quando sua liderança ameaça as estruturas tradicionais do poder”.
PREJUÍZO
A candidatura da esposa de Allyson, Cínthia Pinheiro, a deputado estadual terá prejuízo com o envolvimento do marido em inquérito da Polícia Federal e Consultoria Geral. Será eleita, mas sem a exuberância de ser a mais votada do estado.
DINHEIRO
Uma novidade no processo de busca e apreensão do processo que investiga o prefeito e vice-prefeito de Mossoró, a novidade foi o dinheiro apreendido estar guardado em caixa de isopor. Certamente, o medo que o dinheiro derretesse.
SUBSTITUIÇÃO
Nos gabinetes da capital, os dirigentes da federação União Progressista já discutem a substituição da candidatura do prefeito Allyson Bezerra a governador do estado por outro nome que não esteja envolvido em escândalos e investigações policiais.
WALTER
O vice-governador Walter Alves ocupa posição privilegiada para o recebimento antecipado de informações importantes. Mesmo assim falhou, ao oficializar apoio à candidatura do prefeito Allyson a governador do estado e indicado o candidato a vice.
SENADO
Quando a mídia passou a divulgar a possibilidade de Fátima Bezerra não renunciar e continuar seu mandato até o final, a governadora apressou-se a declarar que será, sim, candidata ao Senada, projeto que não é pessoal, mas do presidente Lula.
APROVAÇÃO
Segundo a revista Veja, a pesquisa Atlas Intel mostrou que o presidenciável e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem a maior popularidade entre os mandatários estaduais do país com uma taxa de aprovação de 80%. Um estímulo a sua candidatura a presidente.




