sábado, 17 de janeiro de 2026
InícioDestaquesMercosul e União Europeia firmam acordo comercial histórico após mais de 25...

Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial histórico após mais de 25 anos de negociações

Os líderes dos países que integram o Mercosul e a União Europeia assinaram neste sábado (17) o acordo comercial entre os dois blocos, encerrando um processo de negociações que se arrastou por mais de 25 anos.

Anfitrião da cerimônia e presidente pro tempore do Mercosul, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, classificou o tratado como um marco histórico e afirmou que o entendimento representa uma mensagem clara em defesa do comércio internacional, do diálogo e da cooperação entre nações.

Segundo Peña, o acordo aproxima dois dos mercados mais relevantes do mundo — Europa e América do Sul — após um caminho longo e complexo de construção diplomática. Em seu discurso, ele defendeu mais integração entre os blocos em um cenário global desafiador, ressaltando a importância de união, coragem e visão de futuro.

Durante o evento, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que Mercosul e União Europeia optaram pela parceria e pelo comércio justo, em vez do isolamento e do aumento de tarifas. Para ela, o documento simboliza uma nova etapa de cooperação produtiva e de longo prazo, com benefícios concretos para as populações dos dois blocos.

A solenidade foi realizada no Grande Teatro José Asunción Flores, localizado no Banco Central do Paraguai, em Assunção — o mesmo local onde, em 1991, foi assinado o tratado que deu origem ao Mercosul.

Representando o bloco sul-americano, participaram da cerimônia o presidente do Paraguai, Santiago Peña; o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi; o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz; e o presidente do Panamá, José Raúl Mulino. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não esteve presente, sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Pela União Europeia, além de Ursula von der Leyen, participou o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

O acordo prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação em mais de 90% do comércio entre os dois blocos. O texto também estabelece regras comuns para setores como bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios.

Considerado um passo decisivo rumo à criação da maior zona de livre comércio do mundo, o tratado deve ampliar a integração entre os mercados do Mercosul e da União Europeia, reduzir custos comerciais e estimular o fluxo de bens, serviços e investimentos entre a América do Sul e a zona do euro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes