sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilCiclone extratropical deve causar tempestades fortes e granizo em várias regiões do...

Ciclone extratropical deve causar tempestades fortes e granizo em várias regiões do estado de SP, alerta Defesa Civil

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta nesta quinta-feira (6) para a formação de fortes tempestades entre esta sexta-feira (7) e sábado (8) em razão de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste.

 

Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões pontuais (são descargas violentas de ar que descem de nuvens de tempestade e atingem o solo em linha reta, espalhando ventos que podem ultrapassar 200 km/h).

 

Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. Os acumulados previstos variam por região, sendo:

 

Acumulado de chuva muito alto: Presidente Prudente e Marília;

Acumulado de chuva alto: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;

Acumulado de chuva médio: região metropolitana de SP, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.

Ainda segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento podem chegar a:

 

115 km/h no Litoral Norte;

110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;

100 km/h na região metropolitana de São Paulo e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;

95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Integração com estados de Sul e Sudeste

Como a passagem do ciclone extratropical se desloca pelos estados do Sul em direção a São Paulo, as Defesas Civis de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, segundo a Agência SP.

 

Durante a evolução do sistema, os Centros de Monitoramento dos quatro órgãos compartilharão informações em tempo real para acompanhar o deslocamento do ciclone e seu comportamento em cada estado, aumentando a acurácia das ações preventivas e de resposta.

 

Gabinete de crise mobilizado

Segundo a Agência SP, do governo estadual, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o gabinete de crise no sábado (8), que é o dia com maior potencial de tempo severo no estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes