sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilPesquisa mostra divisão da população sobre impeachment de Alexandre de Moraes

Pesquisa mostra divisão da população sobre impeachment de Alexandre de Moraes

O impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem o apoio de 46% da população, enquanto 43% são contrários à medida, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25). Outros 11% não souberam ou não responderam.

 

O levantamento foi feito com 2.004 pessoas, entrevistadas pessoalmente entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parlamentares de oposição se movimentaram para que um processo de impeachment fosse aberto contra Moraes. Atualmente, há mais de 29 pedidos contra o ministro, mas nenhum avançou.

 

De acordo com a Constituição, cabe ao Senado julgar ministros do STF em casos de crimes de responsabilidade, que são ações de autoridades como magistrados, presidentes e governadores que ameacem o funcionamento dos Poderes, a segurança interna, a União ou a Constituição.

 

Se o pedido for aceito pelo presidente do Senado, uma comissão especial é formada para analisar a denúncia. Esse grupo tem até dez dias para emitir um parecer recomendando se o processo deve ou não seguir adiante.

 

O parecer é então levado ao plenário e precisa da aprovação por maioria simples, ou seja, pelo voto de ao menos 41 senadores. Caso a admissibilidade seja confirmada, o alvo do processo é afastado das funções até o fim do julgamento, com direito a ampla defesa.

 

Na fase final, é elaborado um parecer conclusivo sobre o processo. Para ser aprovado, precisa do apoio de dois terços dos senadores — o equivalente a 54 dos 81 parlamentares.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes