sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioArtigosOs sonhos da Professora Margarida Motta

Os sonhos da Professora Margarida Motta

[email protected] ]

Domício Arruda, é um médico conceituado, escritor de valor e nomeada. Acaba de lançar em Natal o livro “Margarida por exemplo”, no qual relata a história da sua sogra Margarida da Motta Rocha, por ele considerada uma segunda mãe. A professora Margarida, como era conhecida, nasceu em Campina Grande, filha do industrial João Francisco da Motta, pioneiro da moderna indústria de curtumes em Campina Grande e Natal, tendo sido vereador na capital potiguar e principal dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro. O Curtume São Francisco, sua maior obra empresarial, foi fundado em 1935.

A história da professora Margaria se confunde com a história da Paraíba, sua origem e do RN, onde viveu grande parte dos seus familiares. Conheci-a nos anos 60 na casa do meu cunhado Epitácio Andrade e a querida Ignês Motta. Logo percebi que se tratava de uma pessoa de excelente formação moral e intelectual. Tinha grande admiração pelo seu esposo, o advogado e agropecuarista Rocha, cuja inteligência revelava conhecimentos das tradições nordestinas.

A professora Margarida foi além da sala de aula. Deixou marcas na gestão pública de Campina Grande, onde foi considerada a “mulher do século XX”. Intransigente defensora da inclusão social presidiu a APAE, entidade por ela fundada, e atuou intensamente como secretária municipal de Educação. Ela foi uma das idealizadoras do chamado “maior São João do mundo” em Campina Grande.

Vale a pena ler o livro de Domício Arruda, que preserva a memória de uma mulher que aspirava bater na porta do Instituto Rio Branco e ser a primeira embaixadora do Brasil, quando estudava na Faculdade de Direito do Recife. Porém, casando com um colega de turma, retornou a Campina Grande, inserindo-se na vida comunitária.

O resumo da vida da professora Margarida Motta está em suas próprias palavras, proferidas na missa de seu aniversário de 90 anos, quando afirmou: “Hoje continuo sonhando com um mundo melhor, sonhando com um mundo fraterno, onde todos tenham espaço, e todos tenham vez”.

Hoje na história

1866 – O presidente dos Estados Unidos, Andrew Johnson, proclama o fim da Guerra Civil norte-americana.
1914- Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças alemãs ocupam Bruxelas, na Bélgica.
1940 – A França cai nas mãos da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
1940 – O revolucionário socialista russo Leon Trotski é assassinado no México.
1991 — Uma multidão protesta contra o golpe que derrubou o líder soviético Mikhail Gorbachev por um dia. O povo abraçou o prédio do Parlamento com bandeiras da Rússia.

Curtinhas

Encontro
Trump afirmou que organizará um encontro entre Zelensky e Putin. Embora o Sr. Putin não tenha se recusado categoricamente a se encontrar com o Sr. Zelensky, ele deixou claro que não considera o presidente ucraniano legítimo ou seu igual.

Velhice saudável
A revista “Nature” é uma das mais conceituadas na literatura médica. Publicou pesquisa, que indica para uma velhice saudável, aumentar o consumo de grãos integrais, nozes e frutas, ao mesmo tempo em que reduzir bebidas açucaradas e carnes processadas.

Cuidado no AVC
Uma regra para evitar o AVC súbito, independente da idade. Ao acordar, fique deitado por 30 segundos. Depois, abaixar as pernas calmamente e sentar-se por mais 30 segundos, Depois levantar-se.

Remédio fortalece PIB
O “Ozempic” é o pequeno milagre que emagrece o corpo humano e engorda o PIB da Dinamarca.

Poluição por plásticos
As negociações internacionais para controlar a poluição por plástico não chegaram a um acordo. Representantes de 184 países discutiram vários projetos de tratados, mas divergências sobre restrições à produção e controles de produtos químicos tóxicos criaram um impasse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes