sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesFifa estabelece dois tipos de gramado para a Copa do Mundo de...

Fifa estabelece dois tipos de gramado para a Copa do Mundo de 2026

Globo Esporte

A Fifa irá trabalhar com dois tipos de gramado a serem usados pelos 16 estádios da Copa do Mundo de 2026. A entidade máxima do futebol definirá junto com o dono de cada estádio qual deles será utilizado em cada caso, levando em condições fatores climáticos e meteorológicos.

 

Pode-se definir esses dois tipos como “quente” e frio”. O primeiro caso é para cidades com temperaturas mais altas, como Guadalajara e Monterrey, no México, e Miami, nos Estados Unidos. O segundo também leva em conta se o estádio tem cobertura fechada ou não. Serão três espécies de grama (haverá uma mistura de duas para os estádios “frios”).

A Fifa terá o controle desses estádios em 2026 com semanas de antecedência em relação ao evento, diferente do que aconteceu na Copa do Mundo de Clubes, em que isso ocorreu em alguns casos só poucos dias antes. O tempo curto impactou a instalação dos gramados.

O Estádio Akron, do Chivas Guadalajara, já instalou o novo campo para a Copa do Mundo de 2026, no dia 13 de julho, com o tipo “quente”. Essa é uma das sedes no México. O Canadá conta com duas, Toronto e Vancouver, e os Estados Unidos com 11.

— O Estádio Akron é o primeiro no México a passar por uma reforma completa voltada à Copa do Mundo de 2026. E essa modernização incluiu a substituição total do gramado, agora com a variedade NorthBridge Bermudagrass. Essa variedade já é amplamente utilizada nos Estados Unidos — explicou o engenheiro agrônomo Breno Rodrigo Couto, consultor da fornecedora mexicana Pasto Santa Cruz e que comandou o projeto de instalação no estádio do Chivas.

Fifa elaborou um programa de cinco anos para desenvolver os gramados para a Copa de 2026 — Foto: Fifa

Fifa elaborou um programa de cinco anos para desenvolver os gramados para a Copa de 2026 — Foto: Fifa

 

A espécie de grama NorthBridge Bermudagrass começou a ser cultivada para fins comerciais na América do Sul neste ano, sob responsabilidade da empresa brasileira Itograss. A intenção da companhia é vendê-la a partir de novembro.

— Cultivares novos vêm passando por processos de melhoramento genético, em que os pesquisadores procuram entender as “dores” dos estádios e encontrar as gramas que se adequam melhor. Essa Northbridge é melhorada para enfrentar um calendário com muitos eventos, questão de luz e sombra. Estamos trazendo esse cultivar aprovado pelo programa da Fifa — disse Rodrigo Santos, coordenador do centro de gramados esportivos e inovação da Itograss.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, em visita à Universidade do Tennessee para ver gramados da Copa — Foto: Divulgação / Fifa

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, em visita à Universidade do Tennessee para ver gramados da Copa — Foto: Divulgação / Fifa

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes