sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesLAÍRE ROSADO Resposta do presidente do STF ao presidente Donald Trump

LAÍRE ROSADO Resposta do presidente do STF ao presidente Donald Trump

O Brasil é um país politicamente dividido. Meio a meio, mesmo. A discussão política saiu do ambiente parlamentar, passando pelo Executivo e atingindo o Supremo Tribunal Federal. A população acredita que o STF está muito politizado, embora, em boa parte dos casos, são os próprios políticos que convocam o Tribunal Superior sobre questões típicas do processo político.

Desde que assumiu seu segundo mandato presidencial, Donald Trump vem ocupando o noticiário internacional. Meteu o bedelho na guerra entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestinos, Irã e Israel, falando alto e exigindo adoção de posições pelas partes envolvidas em processos internacionais. Chegou mesmo a ameaçar outros países caso não observassem suas recomendações.

Em relação ao Brasil, assumiu uma posição de apoio a Jair Bolsonaro, exigindo anistia política ao ex-presidente, como se o País não tivesses suas próprias leis. Isso tem provocado reações pelo mundo afora, divergentes do atual governo americano. Trump quer tomar o Canadá, deseja assumir os destinos da Groelândia, ameaçou o todo poderoso presidente russo, Vladimir Putin e bombardeou o Irã.

Procurando defender o amigo, ex-presidente Bolsonaro, Trump invade a autonomia brasileira e exige a anistia política do aliado. Apesar da pressão maior ser em relação ao Supremo Tribunal Federal, a repercussão recai totalmente no presidente Lula.

Na época de cartas peles redes sociais, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso publicou sua carta oficial. O ministro afirmou que diferentes visões de mundo “não dão direito a ninguém de torcer a verdade ou negar os fatos concretos que todos viram e viveram”. Barroso termina o texto dizendo que “como as demais instituições do país, o Judiciário está ao lado dos que trabalham a favor do Brasil e está aqui para defendê-lo.”

Trump afirmou que a tarifa de 50% sobre as importações brasileiras seria aplicada em razão do que chama de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Bolsonaro, que é réu no Supremo por tentativa de golpe.

Em sua carta, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, afirma que o presidente Donald Trump tem uma compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no Brasil, nos últimos anos. E lembra:

  • a tentativa de atentado terrorista a bomba no aeroporto de Brasília;
  • a tentativa de explosão de bomba no Supremo Tribunal Federal (STF);
  • as acusações falsas de fraude eleitoral na eleição presidencial; e
  • a tentativa de golpe que, segundo a Procuradoria-Geral da República, incluía o plano para assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Barroso encerra a nota afirmando: “Se houver provas, os culpados serão responsabilizados. Se não houver, serão absolvidos. Assim funciona o Estado democrático de direito”.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes