quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
InícioDestaquesGoverno do RN inaugura pavilhão com novo modelo de gestão prisional em...

Governo do RN inaugura pavilhão com novo modelo de gestão prisional em Mossoró

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), inaugurou nesta terça-feira (27), na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, o primeiro Pavilhão de Progressão do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. O novo modelo de gestão prisional garantirá acesso à educação, profissionalização e oportunidade de trabalho para todos os privados de liberdade, num ambiente humanizado e com alto nível de controle e segurança.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explicou que o projeto é resultado de Termo de Cooperação assinado entre a SEAP e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), com intermédio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF). “São 200 vagas para privados de liberdade categorizados pela Comissão de Classificação Técnica (CTC). Fruto de uma integração entre o Judiciário e o Executivo, atuando juntos para melhorar o Sistema Penitenciário”, destacou.

Os internos foram selecionados nos moldes da classificação internacional, realizando a análise de risco, verificando os antecedentes, a conduta carcerária, a análise biopsicossocial, registrando fotos, coletas de digitais, além das condições de saúde e aptidão ao trabalho.

O novo pavilhão conta com duas salas de aula multiuso, laboratório de informática, além de todo aparato de segurança como monitoramento por câmeras e celas com trancas automatizadas. O diretor, Rodolpho Saldanha, adiantou que todos os policiais penais que atuarão na unidade foram capacitados e treinados para esse novo modelo de estabelecimento prisional.

Participaram do ato de inauguração, a secretária adjunta Arméli Brennand; a coordenadora executiva da Administração Penitenciária, Roberiana Bezerra; o desembargador e vice-presidente do TJ, Glauber Rêgo; o juiz corregedor do TJ, Felipe Barros; a juíza da 3ª Vara Regional da Execução Penal, Cinthia Cibele; juíza Sulamita Bezerra, coordenadora do GMF; o juiz colaborador do GMF, Bruno Montenegro; a defensora pública Ticiana Doth; além de demais autoridades.

O desembargador Glauber Rêgo, na solenidade, explicou que “no Brasil não temos a prisão perpétua ou pena de morte. Então, nós temos que trabalhar com a perspectiva de que quem comete um crime vai retornar ao convívio da sociedade. Com a superlotação e falta das assistências, a perspectiva que se tem é que esse convívio não se realize. Esse pavilhão tem uma perspectiva muito diferenciada”.

A juíza Cinthia Cibele, em sua fala, disse que o judiciário precisa participar da gestão prisional aprimorando as assistências previstas na Lei de Execução Penal. “Esse é um momento de realização, porque a Lei está sendo aplicada. É um marco e um caminho sem volta, que deve ser expandido”, explicou. A Vara de Execuções Penais participou ativamente da classificação dos internos e da normatização do novo pavilhão, que visa ser uma unidade produtiva e geradora de emprego e renda.

A secretária-adjunta Arméli Brennand destacou que o Estado avança numa perspectiva de cumprimento do binômio sanção e recuperação. “Hoje, somos reconhecidos como um Estado com baixíssimos índices de fuga, sem comunicações da criminalidade através de celulares e temos clareza de como vamos avançar para contribuir com a segurança pública”, falou.

O secretário Helton Edi encerrou o evento falando que a segurança é o pilar principal do sistema penitenciário. “É a segurança, o controle e a disciplina que permitem avançar nas outras frentes previstas pela LEP”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes