segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesNotas da Redação

Notas da Redação

PADROEIRA

Mossoró celebra, hoje, sua maior festa religiosa, 13 de dezembro, sida consagrado à Santa Luzia. A festa que já acontece há mais de 200 anos e a devoção pela Santa já são marcas do povo mossoroens. A imgatem da Santa tem 243 anos é feita de madeira e está sendo conservada, guardada na Catedral da Diocese.

CEGOS

Além da festa da  festa de Santa Luzia, também conhecida como a protetora dos olhos, a sociedade comemora o Dia Nacional do Cego – data criada por decreto pelo então presidente da República, Jânio Quadros, em 1961 e tem como objetivo incentivar a solidariedade.

DERROTA

Com a rejeição do projeto de lei do Executivo que pretendia aumentar a alíquota de ICMS para 20%, o Governo do Estado sofreu sua primeira grande derrota na Assemblei8 Assembleia Legislativa, em quase cinco anos da administração Fátima Bezerra.

FRENTE

A governadora Fátima subestimou ou desconheceu a força representada pelas classes empresariais, sobretudos as federações do comércio e das indústrias, acreditando que o presidente da Assembleia teria força suficiente para convencer os parlamentares, como vinha acontecendo desde seu primeiro mandato como governadora do Estado.

FUTURO

Com a rejeição, a matéria será arquivada e não haverá o aumento no ICMS no Rio Grande do Norte até dezembro de 2024. Por conta da exigência da anuidade, mesmo que o Governo consiga reverter o quadro e aprovar matéria semelhante em 2024, sua validade só poderá será aplicada em 2025.

IRRITABILIDADE

Na condução do processo de tramitação do projeto de lei na Assembleia, ficou comprovado que a governadora errou. E, também, perdeu o controle na reação à atitude dos deputados estaduais acusando-os de terem votado condenando o futuro do Rio Grande do Norte.

ENTENDIMENTO

A governadora Fátima Bezerra e seus assessores políticos precisam lembrar que o Executivo não governa sem apoio do Legislativo. É mais prudente procurar superar a derrota atual e reconquistar os deputados que votaram contra sua orientação, garantindo o futuro de sua administração

SALÁRIOS

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar n° 30/2023, sociedade que autoriza o reajuste salarial para diversas categorias de servidores da Prefeitura. O líder do Governo, vereador Genilson Alves afira que o reajuste produzirá impacto positivo na vida o servidor.

PROVIDÊNCIAS

Em nota, o Governo do Estado disse que “a oposição deixou prevalecer uma postura política desprovida do compromisso necessário à manutenção de serviços públicos essenciais à sociedade”. Antes, o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, afirmara não existir um ‘Plano B” para o caso de derrota na Assembleia.

PARTICIPAÇÃO

Projeto de lei do deputado Coronel Azevedo (PL) aprovado nesta terça-feira (12). na Assembleia Legislativa do RN impede que mulheres trans participem de competições na categoria feminina e que homens trans participem de eventos esportivos na categoria masculina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes