quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasANIVERSARIANTES – MINHAS FILHAS– Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

ANIVERSARIANTES – MINHAS FILHAS– Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

PENSAMENTO – A decisão

Na vida, precisamos decidir não caminhar sobre a sombra de ninguém, e dependem apenas de si mesmo. Pois, se eu fracassar ou for bem-sucedido, pelo menos eu tentei e vivi como acreditava. Por isso, não importa o que são capazes de tirar de mim, só não tiram a minha dignidade. (Escritor: Ricardo Alfredo)

ANIVERSARIANTES – MINHAS FILHAS

Minhas filhas, hoje é um dia especial, um dia que marca o início das suas jornadas rumo a um novo ciclo de vida. Neste dia, gostaria de expressar todo o amor e admiração que sinto por vocês. Hoje, quero apenas lembrar que vocês são uma dádiva divina, um raio de sol que ilumina a minha vida.

Vocês completam mais um ano de vida e parece que foi ontem que vocês nasceram, mas o tempo voa e agora já são jovens cheias de sonhos e vontades.

Minhas filhas, quero que saibam que amo vocês do fundo do meu coração. E que as bençãos do Eterno sigam o seu caminhar na jornada da vida. Eis o meu pedido ao Eterno sobre vocês: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.  (Números 6:24-26)

ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DE MOSSORÓ

Dando continuidade ao ano acadêmico Zélia Macedo Heronildes, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS em parceria com a Frente Integrada das Associações Comunitárias do Município de Mossoró – FIACMM, realizou o seminário ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DE MOSSORÓ, o qual teve a participação dos acadêmicos José Wellington Barreto, Antônio Clóvis Vieira, Antônio Marcos de Oliveira, Sérgio Fernandes

Coelho, Afrânio de Oliveira Leite, Ricardo Alfredo de Souza  e Lúcio Ney de Souza, e com a palestras  da secretária de cultural Janaína Holanda, representante do prefeito de Mossoró, Esdras Marchezan, pró-reitor de extensão e representante da Magnificai Reitora Cecilia Raquel Maia Leite, Sérgio Fernandes Coelho – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Antônio Clóvis Vieira – presidente do Rotary Clube Mossoró e José Maria do Vale Fernandes, a ACJUS realizou,  o ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DE MOSSORÓ – contou com a participação de 40 lideranças, representando 16 bairros de Mossoró, sendo importante destacarmos as presenças de Antônio Filemom Rodrigues Pimenta, Presidente da AMOL e Margarete Freire, presidente da AFLAM.

Com vários temas na pauta, principalmente no tocante a regularização jurídicas das entidades comunitárias e a possibilidade de formalização de parcerias com a Prefeitura, ACJUS, OAB e ROTARY CLUB, o seminário também debateu sobre políticas de qualificação profissional e geração de renda, segurança pública, educação, limpeza urbana, pessoas em vulnerabilidades social,  transportes públicos, saúde, cultura e artes, além de outras pautas pertinentes ao interesse da coletividade social mossoroense e regional.

Ao final do encontro, os presentes foram informados da disposição da ACJUS, Prefeitura de Mossoró, Governo do RN, AMOL, AFLAM, ROTARY, UERN e OAB no tocante a formalização de parcerias com as entidades sociais presentes, sendo encaminhadas diversas solicitações de encontros para novas deliberações nesse sentido. Fotos: Valmir Alves, Eriberto Monteiro e Roberto Barreto

INFORMATIVO ACJUS

Como amplamente anunciado, sábado, 23/08, o confrade Petronilo Hemetério Filho, estará completando 90 anos de vida.

Natural de Patu e mossoroense por adoção, Petronilo foi vereador em Patu por várias legislaturas, professor, empresário, escritor, líder classista dos agropecuaristas, representante do INSS, membro do instituto histórico e geográfico do RN, fundador da Academia Patuense de Letras (APLA) e sócio fundador da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), tendo uma folha de serviços prestados a cultura e artes de Patu e do RN.

ACJUS e união com a APLA, realiza sábado, dia 23/08, às 19h – no Plenário da Câmara Municipal de Patu, uma sessão conjunta em homenagem ao nosso amigo e confrade Petronilo Hemetério Filho.

Estamos organizando uma representação da ACJUS, quando deveremos comparecer com nossa indumentária formal.

Sairemos às 17h do PCAMMM, e retornaremos logo após ao encerramento da sessão.

Já estão confirmados:

1.José Wellington Barreto,

2.Bruno Ernesto Clemente,

3.Manoel Mário de Oliveira,

4.Francisco Canindé Maia,

5. Francisco Péricles de Amorim,

Vamos dividir o espaço em nossos carros, portanto, quem tiver carro e condições de ir, confirme por aqui.  Temos até sábado pela manhã para nos organizarmos. José Wellington Barreto – Diretoria

SANTA LUZIA SERÁ HOMENAGEADA COM ESTÁTUA NO MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ

Monumento terá 11,5 metros de altura e pesará 15 toneladas; obra é fruto do talento do artesão Bibiu, natural de Lajes.

PALCO DO AUDITÓRIO ACADÊMICO ELDER HERONILDES DA SILVA.

REUNIÃO COM O DIRETOR DO SESC MOSSORÓ

ACJUS – hoje, 14/08 – reunião com o diretor do SESC Mossoró, Ivanaldo Júnior, sobre parceria Cultural e Social.

VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

João Almino, Dorian Jorge Freire, Caio César Muniz e João Batista Cascudo Rodrigues.

Elder Heronildes, Gonzaga Chimbinho e Felipe Caetano – 2007.

João Almino Presidente da União Caixeiral, na festa de concludentes do curso de contabilidade. Ao microfone Elder Heronildes.

Joana Darc Coelho e Nilson Brasil comemorando os 50 anos do Lions Clube Mossoró Abolição – 2017

“DIX-SEPT SOBRINHO”, MARIA LÚCIA E LÚCIA HELENA

“Dix-Sept Sobrinho” provavelmente se refere a Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, um médico pediatra aposentado e professor da UERN, além de presidente da Fundação Vingt-un Rosado. Ele também é filho de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, político que dá nome ao município de Governador Dix-Sept Rosado no Rio Grande do Norte.

POETA – Pensador

16/08/2021

PALESTRA NO ROTARY

XXI JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO

XXI JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO – 2

Promoção: Museu do Sertão

Local: Salão de Eventos do Museu do Sertão.

(Fazenda Rancho Verde, às margens da Estrada da Alagoinha, a 4 km da cidade de Mossoró-RN)

Data: 31 de agosto (domingo) de 2025

Horários:

8:00 às 9:00 horas

– Missa de Ação de Graças, celebrada pelo Padre Agostinho Justino dos Santos, Capelão da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro. Cerimoniária: Empresária Zilene Medeiros

9:00 às 9:30 horas

– Bênção da Imagem Monumental Evocativa de Santa Luzia pelo Sacerdote Agostinho Justino dos Santos* Cerimoniária: Empresária Zilene Medeiros. * Orador: Professor Marcos Araújo

9:30 às 10:00 horas

– Hino Nacional Brasileiro e Hino do Museu do Sertão, interpretados pela Juíza de Direito, Escritora e Cantora Welma Maria Ferreira de Menezes.

10:00 às 11:00 horas

– Lançamento do livro “CRÔNICAS SERTANEJAS”, de autoria do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes.

– Apresentação do escritor e Procurador Federal Lívio Oliveira.

11:00 às 12:00 horas

– Visita aos 12 pavilhões do acervo do Museu do Sertão, guiada pelo Prof. Benedito Vasconcelos Mendes e pela Pedagoga Susana Goretti Lima Leite.

12:00 às 13:00 horas

– Apresentações culturais e lazer.

GRANDE FESTA

ACONTECEU…

EM 17 DE AGOSTO DE 2007 – Inauguração e fundação da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró – AFLAM, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, com a participação de mulheres em diversas áreas: escritoras, desenhistas, jornalistas, musicista, atrizes, poetisas e enfim todas as mulheres que tivessem talento nas letras e artes. A ideia principal da criação dessa entidade foi da poetisa Maria de Fátima de Castro, com o apoio das instituições culturais Instituo Cultural do Oeste Potiguar e Comissão Mossoroense de Folclore.

HISTÓRIA VIVA

EM 17 DE AGOSTO DE 1962 – O Prefeito de Mossoró, Antônio Rodrigues de Carvalho recebeu das mãos do rotariano Francisco Sena, a chave simbólica da Escola Rotary, que a partir deste dia passou a ser mantida pelo governo municipal. Neste mesmo dia o então gestor municipal fez a autorização das obras de reparo no edifício da Escola, cujo quadro de funcionários foi ampliado. Esta Escola Rotary foi inaugurada em 10 de março de 1957 e passou por uma reforma completa em sua estrutura, na gestão da então Prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira.

TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.

Ricardo Alfredo vem apresentando uma programação especial com diversos vídeos no programa da TV Câmara de Mossoró no RN. É só assistir e verificar pelas redes sociais, principalmente no Youtube.

(https://www.youtube.com/channel/UCAT4ZyYVdnEDmSDhB2ePw1Q)

PESQUISADOR E ESCRITOR RICARDO ALFREDO

Leia e ore comigo o salmo 51

Este salmo é uma oração de arrependimento, onde o escrito e Rei Davi, roga ao eterno perdão pelo pecado com Bate-Seba e o assassinato de Urias. É um clamor por perdão, purificação e restauração da comunhão com Deus. Este salmo apresenta a caráter pecaminosa do ser humano, a santidade de Deus e a necessidade da graça divina para a restauração espiritual.

Convido a ler e oração comigo.

¹ Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

² Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

³ Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

⁴ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

⁵ Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

⁶ Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

⁷ Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

⁸ Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

⁹ Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

¹¹ Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

¹³ Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

¹⁴ Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

¹⁵ Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

¹⁶ Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.

¹⁷ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

¹⁸ Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.

¹⁹ Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar. (Salmos 51:1-19)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes