Wilson Bezerra de Moura – VARGAS O GAÚCHO DE SÃO BORJA

Na verdade Getúlio Vargas nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul mais se tornou uma figura da História Brasileira em virtude de seu trajeto politico, primeiro como chefe de Estado como Governador do Rio Grande do Sul onde construiu forte esquema politico que o projetou nacionalmente.  Posteriormente chefe da Revolução de 30, como ditador, como criador de um  estado novo, sobre o qual fincou as bases de significativa mudança na vida politica nacional. Sem dúvida nenhuma foi Getúlio Vargas quem mais tempo governou o País não só transformando o trajeto político e social da nação mais induzindo um sistema de nova politica sobre a qual instituiu a perspectiva de futuros tempos de crescimento da nação.

Os efeitos de suas pretensões em favor de novo Brasil determinou os rumos de inovação de uma Constituição dentro das características de púberes tempo determinando  desenvolvimento social, politico e econômico com novidade com vistas a  perspectiva de crescimento. Influenciou o desenvolvimento da Indústria criando a Companhia Siderúrgica  Nacional que viria mais tarde traçar novéis rumos quando do  período automobilista  despontado  no Governo do Mineiro Juscelino  com a criação da indústria automobilística. Getúlio Vargas foi o governante que mais tempo administrou o Brasil com justificável razão revolucionando inúmeras mudanças no quadro politico, social e econômica, deixou indiscutível participação voltada ao crescimento industrial. Valeram os 16 anos de administração, desde a chefia da Revolução de trinta, passando pelo ditatorial, nacionalismo presidencialismo,  populismo enfim qualquer que seja  a forma ou regime politico, encerrando com seu  lastimoso suicídio em 24 de agosto de 1954,todo esse período foi marcado de bons e  relevantes serviços à causa brasileira em favor do povo.

Criou a semente de muitos propósitos, foi dele a criação de um regime trabalhista que viesse beneficiar o trabalhador, a CLT, que atualmente tentam os desafortunados do poder politico  proceder  mudanças que contrariam os benefícios trabalhista que,  se isso acontecer será absoluto desmando para a população operaria, seria no caso de mesmo morto Getúlio tremer nas bases e ver por terra a frase que o imortalizou: “ Quando vos humilhares sentireis   minha alma chorando ao seu lado”. Ele deve está chorando ao lado do povo Brasileiro em decorrência da malversação da administração publica inclusive a corrupção e o afronto à suas leis criada em favor dos mais humildes.

O dia vinte e quatro de agosto de cada ano deve ser guardado, venerado, comemorado com fervor pelo povo, principalmente os mais humildes, como o dia dedicado a São Getúlio Dorneles Vargas o salvador dos infelizes, vitimas dos males que atormentam a sociedade, as injustiças.  Aos bons e justos deve ser guardado para sempre o reconhecimento dos imparciais.