Wilson Bezerra de Moura MATERIALIZAÇÃO DO CARNAVAL

Tem um ditado popular que diz: “É lendo que se aprende.”

Digo parafraseando sabedoria de antigos, que é buscando que descobrimos um passado sempre útil no presente. Pois o conhecimento aflora quando folheamos as páginas amareladas da história e  corroída pelo tempo.

Aqui estamos numa época que foi sucesso, idos de 1924,quando desabrochou o carnaval na cidade de Mossoró nos primeiros clubes animados e as festas de Rua, numa homenagem ao Rei Momo. Os primitivos foliões debutaram naquele no de 24, na Residência de Freire Filho um médico pernambucano que durante vários anos morou na cidade e, nada mais foi do que o atendimento à sua esposa dona Inalda que teve a honra de ornamentar as dependências de sua residência para homenagear os Mossoroenses.

O ambiente preparado por dona Inalda esposa do clínico Freire Filho, recebeu os foliões organizados que, após o corso pelas Ruas da cidade em carros alegóricos, terminava a festa na Residência dos anfitriões dando demonstração de entusiasmo, pelo Carnaval que ora iniciara sua tarefa histórica na região de Mossoró, segundo disse Lauro da Escóssia, em sua coluna Mossoró no Passado, O Mossoroense, janeiro de 1981.

Os primeiros foliões com indumentárias carnavalescas, camisas preta em carro alegórico, modelo em avião, foram os casais Freire Filho, Rafael Fernandes, Alcides Santos, Elizeu Viana, Augusto da Escóssia, Humberto Mendes, Antônio Firmo do Monte, esse último com sua elegante fantasia “Cisne Branco”. Vale destacar que nesse ano de 1924, apareceram os primeiros Clubes Carnavalescos de Rua, Clube Baraúnas, Pimpões, Democratas, todos eles com seus foliões composto com estandarte e batucadas invadiram as vias públicas com muita alegria e entusiasmo.

Destacamos que dos Clubes o primeiro a se organizar foi o Baraúnas em 15 de janeiro de 1924 sob a direção dos foliões João Galvão de Miranda, como Presidente, Raimundo Nonato de Souza, vice-presidente, Natanael Luz, tesoureiro, José Otávio Lima Secretário, assim dessa forma estava firmado o proposito de brincar um carnaval organizado, animador, durante os dias de temporadas levarem a alegria as Ruas e lares da cidade.

Desses Clubes apenas o Baraúnas futebol clube ainda existe para abrilhantar o futebol Mossoroense, os demais se perderam no tempo inclusive os seus integrantes, organizadores e diretores.