Wilson Bezerra de Moura – COMBOEIROS CONDUZIAM MERCADORIAS

No rico trajeto do tempo encontramos passagens que nos engrandece em pensar como as coisas funcionavam de forma tão simples mais contribuíam para o progresso, o meio de transporte em tempos idos é um desses. Primeiras atividades comerciais sempre foram demonstração de crescimento que direcionou a acentuado desenvolvimento em todos os aspectos, sociais, políticos e econômicos, movidos pelo comercio e indústria.

Em Mossoró como exemplo nos registros feitos pelos historiadores Francisco Fausto, Câmara Cascudo, Vingt-un Rosado, as firmas dos empresários Miguel Faustino do Monte, Raimundo Nonato Fernandes, deram o pontapé inicial de desenvolvimento comercial, quando justamente dominavam o transporte de mercadorias feito em costas de animais, o chamado Comboio, os tropeiros, estes com muita história a contar.

Sobre os tropeiros lembramos a histórica lenda da fundação de Pau dos Ferros, nascida numa dessas caminhadas, numa dessas façanhas mais que na verdade fez uma historia, sobre uma cidade que se tornou progressista até os dias atuais. Pois bem, os Comboieiros de antigamente  constituíram as primeiras organizações comerciais, levando,  trazendo e promovendo a venda de Algodão o produto básico da região teve efetiva participação  no  transporte de  animais quando não existia o veiculo a combustão.

É justo lembrar que o primitivo comércio Mossoroense teve suas raízes implantadas por corajosos comerciantes que já os citamos a exemplo de Miguel Faustino, Raimundo Nonato Fernandes, Alfredo Fernandes e Cia., Tertuliano Fernandes e Cia., com o beneficiamento do Algodão adquiridos nos Sertões do Rio Grande do Norte e Paraíba. Como não existia carro, Estrada de Ferro, o transporte se dava em carros de boi e Comboio de animais. O algodão  adquiridos no Sertão comprado aos agricultores e trazidos para enfardamento hidráulico , depois  prensado posteriormente  embarcado em navios para outras Praças do País ou mesmo da Europa.

Mesmo em processo elementar Mossoró sempre contribuiu para o desenvolvimento comercial e industrial da região. O carro de boi exerceu importante processo no desenvolvimento  comercial e industrial em tempos remotos de nossa história.